• Leopoldo Gotuzzo e as novas gerações de artistas

  • Voltar
21/09/2020 por 

Leopoldo Gotuzzo e as novas gerações de artistas

De Leopoldo Gotuzzo um conjunto de desenhos em grafite, sanguínea, crayon, carvão, impregnados de referências biográficas – todos os desenhos aqui apresentados são de sua família: sua mãe, seu pai, um dos irmãos, duas irmãs.

Há muitos desenhos e muitos dados sobre o artista no museu que nos permitem reconstituir tempos, lugares preferências e estabelecer novas conexões com outras histórias e narrativas possíveis através de fotos, cartas, documentos, prêmios…

Ainda da Escola de Belas Artes, mais uma importante herança: a Coleção João Gomes de Mello. Doada para EBA pela senhora Maria Joaquina de Mello, viúva do médico pneumologista radicado no Rio de Janeiro.

João Gomes de Mello Filho, natural do 5⁰ distrito de Rio Grande (Povo Novo), grande apreciador de arte, chegou publicar como crítico no Jornal do Brasil. De sua coleção podemos destacar as naturezas mortas e paisagens de artistas da primeira metade do século XX.

Por fim, encerramos este conjunto com a obra de uma artista que foi a pioneira da arte moderna e dos movimentos ligados às vanguardas artísticas na EBA e em Pelotas: Inah d’Ávila Costa.

Após seus estudos na EBA passou a frequentar diversos ateliês no Rio de Janeiro e estudou com Ivan Serpa, no MAM RJ. Sua obra é ligada ao abstracionismo e seu papel foi extremamente importante para várias gerações de artistas de Pelotas e região.


Categoria: Notícias - Comentários: Comentários desativados em Leopoldo Gotuzzo e as novas gerações de artistas