• As coleções do MALG revelam a transformação do padrão estético

  • Voltar
21/09/2020 por 

As coleções do MALG revelam a transformação do padrão estético, do gosto e das mentalidades em Pelotas ao longo do Século XX

As coleções do MALG revelam a transformação do padrão estético, do gosto e das mentalidades em Pelotas ao longo do Século XX.

As primeiras transformações podem ser observadas ainda na Coleção da Escola de Belas Artes – as primeiras duas obras mostram claramente como a paisagem assume caráter geométrico e esquemático.

Entre a incorporação da EBA à UFPEL (1973) e a fundação do MALG (1986) se passaram 13 anos, e é quando começam a ser criadas as novas coleções.

A Coleção Século XX – atualmente em estudo pela comissão de acervo do museu – é constituída por doações, aquisições e obras que ficaram no museu em decorrência de editais, desde a sua inauguração até o ano de 1999.

No conjunto de imagens apresentadas hoje, destacamos obras figurativas e com a presença da figura humana, que exploram diferentes técnicas e materiais.

É uma coleção rica e numerosa, que continuará sendo explorada em outros aspectos nas próximas semanas.

Além disso, todas obras que temos apresentado estão no Catálogo do MALG que será lançado em versão digital – junto a uma exposição virtual – na Primavera dos Museus 2020.


Categoria: Notícias - Comentários: Comentários desativados em As coleções do MALG revelam a transformação do padrão estético