• A Escola de Belas Artes, Locatelli e a doação de Gotuzzo

A Escola de Belas Artes, Locatelli e a doação de Gotuzzo

A Escola de Belas Artes de Pelotas, fundada em 1949, contou com Aldo Locatelli como seu primeiro professor de pintura. Locatelli estava em Pelotas pintando a Catedral São Francisco de Paula e, dentre suas obras no acervo do MALG, temos aqui o retrato de Dona Marina de Moraes Pires, fundadora da Escola, pintado em 1951, alem de um estudo que lembra muito as pinturas da catedral.

Na sequência outras obras da Coleção Escola de Belas Artes que mostram a rotina dos alunos. É possivel ver uma mesma cena pintada por diferentes alunos, como o nu feminino deitado pintado por Hilda Mattos, Benette Casaretto Motta e Conceição Aleixo, ou a figura masculina “Tarzan”, pintado por Inah Costa e Hilda Mattos. Todas as pinturas de 1951, ano em que Locatelli era professor.

Em 1955 Leopoldo Gotuzzo, incentivador da Escola de Belas Artes, fez a doação de um conjunto de obras para escola, duas delas apresentadas aqui: “Paisagem gaúcha (Monte Bonito)” (1931) e “Repouso” (1916).

Conforme suas palavras, na carta de doação

“Às 9 ½ de hoje vi desaparecer, na curva da rua, o caminhão da “Varig” que levava tanta cousa da minha vida. É incrível o que pode representar, pensando bem, estes retângulos de telas! Sua Pelotas compreenda e proteja a lembrança do seu filho! Gotuzzo”

Obras que contam histórias.

Categoria: Notícias - Comentários: Comentários desativados em A Escola de Belas Artes, Locatelli e a doação de Gotuzzo