Um pouco do começo

Neste período em que o museu permanece fechado para visitação, vamos explorar um pouco de seu acervo, contar e recontar suas histórias – que é justamente a riqueza dessas instituições e suas coleções.

Aqui, então, algumas imagens que indicam possíveis começos. A Escola de Belas Artes (EBA) foi inaugurada em 1949 a partir dos esforços empreendidos por Dona Marina de Moraes Pires. Por ocasião da inauguração, Leopoldo Gotuzzo, artista já formado e premiado, residindo no Rio de Janeiro, doou a primeira obra para EBA: a pintura “A espanhola”, de 1942.

Essa pintura ficou na Escola de Belas Artes e aparece representada na obra de Inah Costa – que, a propósito, foi a primeira artista pelotense que

aperfeiçoou seus conhecimentos no Rio de Janeiro, com Ivan Serpa, e trouxe para Pelotas as influências do abstracionismo e da arte moderna. Sua obra é a segunda imagem aqui apresentada, pertence a Coleção Escola de Belas artes, o título é “Dante: natureza morta”, de 1949-1953.

A terceira imagem, “Retrato de mulher de azul”, da artista Hilda Mattos, também da Coleção Escola de Belas Artes, permite que se reconheça através do cenário vestígios da EBA e do ambiente de trabalho.

Três mulheres importantes que protagonizaram o início do desenvolvimento das artes visuais em Pelotas.

Coleções e acervos que contam histórias!

Categoria: Notícias - Comentários: Comentários desativados em Um pouco do começo