• Produção Acadêmica

  • Voltar

A proposta de concentrar as diferentes produções acadêmicas contemplando o choro  – desenvolvida por pesquisadores vinculados à UFPEL – tem como propósito, além de divulgar num só local as diferentes produções, valorizar os trabalhos desenvolvidos por seus respectivos pesquisadores.

Até onde conhecemos, os trabalhos mais antigos estão vinculados ao projeto de pesquisa “Avendano Júnior: a tradição do choro em Pelotas”, desenvolvido entre 2002 a 2005, pelo Prof. Raul Costa d’Avila e a acadêmica do Curso de Ciências Sociais, na ocasião, Ana Paula Lima Silveira. Foram publicados resumos expandidos apresentados em Congressos de Iniciação Científica, além da publicação na revista do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia – LEPAARQ/UFPEL (Vol. I, Nº2, 2004. pp. 137-144)

Posteriormente vieram os trabalhos da acadêmica Thaís Carvalho (TCC / ano? – Curso de História) e Vinícius Carvalho Veleda (Dissertação / 2018 – Curso de História).

Mais recentemente alguns Trabalhos de Conclusão de Curso dos alunos dos Cursos de Bacharelado em Música, vinculados ao Clube do Choro de Pelotas, vem contemplando produções que têm o choro como objeto de pesquisa. Esses contextualizam ícones pelotenses (2018), análise de fraseados no sete cordas (2019) e criações de choros (2021). Além destes trabalhos, também merece destaque os artigos publicados em anais de eventos acadêmicos abordando o Acervo do Choro de Pelotas (2021)

Nossa intenção é que esta produção, ainda que modesta até o momento, possa contribuir com os pesquisadores e interessados em geral, além de estimular novas pesquisas relacionadas à prática do choro em Pelotas e região, valorizando a cultura e a produção dos músicos locais e regionais.


2003 – Artigo Ana Paula Lima Silveira/Raul d’Avila – Avendano Junior: a tradição do choro em Pelotas

2010 TCC Thaís Carvalho – UM LUGAR CHAMADO LIBERDADE: Música popular, tradição e boemia em Pelotas

2018 – TCC Vinicius C. Veleda – A VIDA É UM SAMBA: A TRAJETÓRIA PIANÍSTICA DE JOÃO LEAL BRITO – “BRITINHO” (1917-1966)

2018 – TCC João Pinheiro – O violão de sete cordas de Aloym Soares: um estudo de trajetória

2019 – TCC Vasco Jean Azevedo – A análise dos componente criativos nos ´´solos de baixaria“ de Luizinho Sete Cordas

2021 – Artigo Rafael Velloso/Raul d’Avila/Gustavo Mustafé – O Acervo do Choro na Roda: processos de estruturação da memória do choro, seus músicos e público em Pelotas e região pp.88-98

2021 – Artigo Gustavo Mustafé/Rafael Velloso – Acervo Digital do Choro de Pelotas: uma construção coletiva e afetiva

2021 – TCC Julia Alves – Choros didáticos para flauta transversal: uma autoetnografia de processos criativos