• Avendano Jr. – Um compositor três gerações

  • Voltar

Avendano Jr. – Um compositor três gerações

Avendano Jr., um compositor, três gerações e a celebração de um legado deixado por um grande mestre e gênio do choro brasileiro. Era mestre, era gênio e era grande, não apenas em seu instrumento ou na beleza de suas composições, história que vem sendo pesquisado pelo Acervo do Choro de Pelotas projeto da UFPEL sobre este patrimônio cultural pelotense.

O álbum foi gravado entre fevereiro e março de 2023, após a realização do Concerto que ocorreu no 30° Festival Sesc Instrumental. O objetivo era registrar os arranjos e divulgar as músicas autorais deste grande compositor e instrumentista brasileiro, que ainda tem pouco reconhecimento em outras regiões do Brasil. Gravado de forma independente e com o apoio do Estúdio de Produção Fonográfica da UFPEL, com o apoio do Técnico Emerson Wrague, do acadêmico Dani Ortiz e do Professor e Produtor Musical Rafael Velloso, o disco contou com a participação de 15 músicos com dias diferentes formações, os arranjos foram criados coletivamente, com o intuito de valorizar a composição e o estilo e sotaque do choro pelotense. A mixagem e a produção final foi com produtor Rodrigo Martins Farias.

As cinco primeiras faixas foram gravadas por uma formação mais camerística que contou com a flauta de Gil Soares, o Bandolim de Paulinho Martins, o Violão de 7 cordas de Rui Madruga, o Cavaquinho base de Fabricio Moura Pardal, o Violão de 6 de Pedro Erler, o cavaco solo de Pedro Nogueira e o Pandeiro de Mariana Borges. 

O album conta também comm duas faixas inéditas gravada pela Cintia Lange e Rafael durante as gravações do Filme O Liberdade lançado em 2011. 

Na segunda parte do álbum temos um regional ampliado com o contrabaixo de Paulo Lima o Violão de 7 de Lucas Borba, o Violão de 7 de Humberto Shumacher, o Cavaco Base de Julio Nei Candiota, a Guitarra solo de Gustavo Mustafé, o Saxofone Alto e Tenor de Rafael Velloso, o pandeiro de Dani Ortiz e as percussões de Gerson Ludwig. As faixas Os Novos Chorões e Feito em Casa contaram com a participação na flauta de Raul Costa d´Avlia.     

O álbum está sendo lançado juntamente com a pesquisa biográfica e musicológica sobre o compositor que pode ser acessado nesta base de dados, lançamento cujo o objetivo é ampliar e difundir a vida e obra deste importante compositor pelotense. 

No sábado, dia 27 de Abril às 18h no largo do Mercado, três gerações de músicos que formam o Clube do Choro de Pelotas participam de uma homenagem e reverência à pessoa e ao legado deixado por Avendano Jr. e farão o lançamento oficial do projeto.

1 – Foi num Concerto (Avendano Jr) Clube do Choro de Pelotas (2024)
2 – Não Me Queiras Mal (Avendano Jr) Clube do Choro de Pelotas (2024)
3 – Setenta (Avendano Jr) Clube do Choro de Pelotas (2024)
4 – Oitenta (Avendano Jr) Clube do Choro de Pelotas (2024)
5 – Rita 30 Anos de Amor (Avendano Jr) Clube do Choro de Pelotas (2024)
6 – Voltei (Avendano Jr) Regional Avendano Jr (2011)
7 – Assim traduzi você (Avendano Jr) Avendano Jr e MIlton Alves (2011)
8 – Feito em Casa (Avendano Jr) Clube do Choro de Pelotas (2024)
9 – Pensando em Ti (Avendano Jr) Clube do Choro de Pelotas (2024)
10 – Vai e Vem (Avendano Jr) Clube do Choro de Pelotas (2024)
11 – Novos Chorões (Avendano Jr) Clube do Choro de Pelotas (2024)
12 – Fim de Noite (Avendano Jr) Clube do Choro de Pelotas (2024)
13 – Viu como Agrada (Avendano Jr) Clube do Choro de Pelotas (2024)