• Ana Paula Lima Silveira

  • Voltar

A coleção de Ana Paula é composta de áudios de entrevistas com os músicos que tocavam com Avendano Jr. no Bar e Restaurante Liberdade, além de documentos e fotografias.


Bacharel em Ciências Sociais (2005) e licenciada em Ciências Sociais (2006) pela Universidade Federal de Pelotas / UFPel.

Mestre em Antropologia Social (2008) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul / UFRGS.

De 2003 a 2004 atuou no projeto de Pesquisa “Avendano Júnior: a tradição do Choro em Pelotas”, sob a coordenação do Prof. Raul Costa d’Avila. Neste processo, teve oportunidade de conviver e entrevistar os músicos que tocavam no Bar e Restaurante Liberdade, além de ter contato com o público frequentador e o dono do estabelecimento, Sr. Dilermando Lopes, inclusive fazendo registros do ambiente do bar com seus frequentadores.

Participou de Congressos de Iniciação Científica na UFPel e também na UCPel (Salão Universitário), tendo como objeto de sua apresentação o projeto de pesquisa sobre Avendano Júnior e Choro em Pelotas.

Em 2009, foi agraciada com Honra ao Mérito no Prêmio Construindo Igualdade de Gênero, por sua dissertação de mestrado.

De 2009 a 2012 foi pesquisadora visitante na Alemanha (Universidade de Tübingen e Universidade Livre de Berlim), tendo atuado ainda junto ao Ludwig-Uhland-Institut für Empirische Kulturwissenschaften (LUI-EKW-Universität Tübingen), ao Ibero Amerikanisches Institut (Berlim), ao Ethnologisches Museum (Berlim) e ao Lateinamerika Institut (Freie Universität Berlin). Tem experiência na área de Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: religiões afrobrasileiras, gênero e música ritual.

Dedica-se também às temáticas de Museus, Arquivos e Acervos (Coleções Etnográficas e Espólios Especiais). Atua em projetos de cooperação internacional, relações bilaterais Brasil-Alemanha.

Atualmente (2022) é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGAnt) da Universidade Federal de Pelotas.