Milton da Costa Alves é violonista 7 cordas, chorão e seresteiro. Um dos grandes amigos e parceiros de Avendano Jr., que durante a permanecia de ambos servindo o exército foi o responsável em incentivar o amigo a iniciar sua vida como cavaquinista.

Hoje, Milton integra o “Regional Avendano Júnior” que semanalmente se reúne para tocar em Pelotas. Também participa das Rodas de Choro no Mercado Central aos sábados entre outros eventos envolvendo o Choro e a Seresta.

Entrevista com Milton para a equipe do Acervo.
Pelotas, março de 2023

” […] Ali onde eu morava, no fundo da casa da minha mãe morava um pessoal que tocava, [que] tinha um conjunto vocal: violão, cavaquinho, um surdo, pandeirinho; e eles participavam de carnavais, até eram sempre premiados nos carnavais nessa categoria, eu não lembro o nome deles… Cada zona tinha um grupo, e nessa zona aqui [no Porto] esse era um grupo mais badalado… e foi ai que eu iniciei a tocar, por que eles se reuniam no fundo da casa da minha mãe pra ensaiar, eu era guri de 10 anos, 12, e eu ia pra lá ouvir. E quando eles davam uma folga ali pra ir tomar uma cachaça, largavam o instrumento e eu pegava um instrumento… cavaquinho… comecei com cavaquinho, e ali eu fui pegando algumas coisinhas […]”

Milton Alves em entrevista a equipe do Acervo, novembro de 2022