A coleção consiste em diversos documentos e cartazes de apresentações de choro na cidade de Pelotas desde os anos 70, além de fotos e vídeos de rodas e shows de diversos regionais de choro, alguns deles: Perdidos e Achados, Avendano Jr e Regional, Roupa Velha, Choro Livre, Vôo Noturno.
“ (…) Paulo Roberto Duarte Martins, nascido em 1962 em Pelotas. A minha ligação com a música começou quando eu tinha uns 8, 9 anos por conta do meu irmão que era uns quatro anos mais velho e tocava num conjunto de baile, assim eu cresci nesse meio.
Contudo ele não me deixava tocar, anos depois um grupo de Passo Fundo se mudou para Pelotas e me convidou para tocar cavaquinho; batizamos de Roupa Velha, por ironia meu irmão que não se interessava por choro foi também convidado a tocar. O grupo era especializado em choro, formado por universitários, rapidamente passou a tocar em teatros locais e a chamar a atenção do público pelotense.
Nessa época entrei em contato com o grupo do Avendano que serviu como referência, e o bar Liberdade como local de aprendizado. Nunca tive aulas formais de bandolim mas aprendi alguns truques com os músicos do regional do Avendano, desenvolvendo a técnica e a percepção harmônica na prática.”
PAULINHO MARTINS, CADERNOS DO CHORO DE PELOTAS, 2018