As coleções do MALG revelam a transformação do padrão estético, do gosto e das mentalidades em Pelotas ao longo do Século XX
As coleções do MALG revelam a transformação do padrão estético, do gosto e das mentalidades em Pelotas ao longo do Século XX.
As primeiras transformações podem ser observadas ainda na Coleção da Escola de Belas Artes – as primeiras duas obras mostram claramente como a paisagem assume caráter geométrico e esquemático.
Entre a incorporação da EBA à UFPEL (1973) e a fundação do MALG (1986) se passaram 13 anos, e é quando começam a ser criadas as novas coleções.
A Coleção Século XX – atualmente em estudo pela comissão de acervo do museu – é constituída por doações, aquisições e obras que ficaram no museu em decorrência de editais, desde a sua inauguração até o ano de 1999.
No conjunto de imagens apresentadas hoje, destacamos obras figurativas e com a presença da figura humana, que exploram diferentes técnicas e materiais.
É uma coleção rica e numerosa, que continuará sendo explorada em outros aspectos nas próximas semanas.
Além disso, todas obras que temos apresentado estão no Catálogo do MALG que será lançado em versão digital – junto a uma exposição virtual – na Primavera dos Museus 2020.