Metadados
Está ativa? (considerar as rodas e lugares ativos até a pandemia)
Não
Região
Cidade/Estado
Endereço
Joaquim Silva, 138 e Evaristo da Veiga, 149 – ambos em frente aos Arcos da Lapa
Descrição Geral e/ou Histórico
O Semente, criado em 1998, foi um dos bares que mais se destacou no período de revitalização das atividades artísticas do tradicional bairro da Lapa, no Rio de Janeiro. Uma geração de novos artistas encontrou no Semente um local de valorização do seu repertório autoral, e em especial, dos gêneros de música brasileira, como o choro e o samba. Em quase 20 anos de existência o Semente recebeu centenas de artistas e ganhou reconhecimento nacional e internacional por ser um ponto de encontro de músicos para experimentar música. Ao lado do Semente, outros bares que se destacaram como lugares de performance de música popular brasileira, foram o bar Carioca da Gema (Av. Mem de Sá, 79), o Rio Scenarium (R. do Lavradio, 20) e o Clube dos Democráticos (Rua Riachuelo, 91).
Entre os grupos dedicados a tocar choro no Semente, destacam-se:
1ª fase: de 1998 a 2002:
Abraçando o Jacaré, às segundas-feiras – João Hermeto (percussões); Santa Marta (bandolim); Nando Duarte (violão); Alexandre (Flauta)
Sacode o Evaristo, às quintas-feiras – Luís Filipe de Lima (Violão 7); Zé Paulo Becker (Violão 6); Ronaldo do Bandolim (bandolim); Sergio Krakowski (pandeiro)
Tira Poeira, às terças-feiras – Fábio Nin (Violão 7); Caio Márcio (Violão guitarra); Henry Lentino (bandolim); Sergio Krakowski (pandeiro)
2ª fase: de 2004 a 2017
Semente Choro Jazz, às segundas-feiras - Zé Paulo Becker (Violão 6), líder do grupo. Ao longo de quase 14 anos fizeram parte: Marcio Bahia (bateria); Carlos Cesar Mota (Bateria); Cassius Theperson (bateria); Bernardo Aguiar (pandeiro), Rafael Barata (bateria); Caio Márcio (violão guitarra); Rômulo Duarte (baixo acústico/elétrico); Guto Wirtti (baixo acústico/elétrico); Rodrigo Villa (baixo acústico/elétrico); Thiago do Bandolim (bandolim); Dudu Oliveira (sopros); Pedro Franco (bandolim, violão guitarra)
Dudu Oliveira, às terças-feiras – Dudu Oliveira (sopros); Cassius Theperson (bateria); Luis Louchard (baixo) e Claudinho Andrade (teclado).
Estes foram alguns grupos residentes. No entanto, aconteceram muitas temporadas com Eduardo Neves, Silvério Pontes & Zé da Velha, Gabriel Grossi, Bebê Kramer, Yamandu Costa, Carlos Malta, Humberto Araújo, Nicolas Krassik, Zé Nogueira, Paulo Sergio Santos, João Camarero entre outros.
As rodas sempre foram amplificadas. Os grupos Abraçando o Jacaré e Semente Choro Jazz recebiam muitas canjas, pois era segunda-feira, “dia mundial da folga dos músicos”, segundo a proprietária, Aline Brufato. Cabe destaque para o Semente Choro Jazz que recebeu uma infinidade de grandes nomes da música brasileira e internacional às segundas-feiras.
O Semente sempre cobrou entrada, pois era com esta arrecadação que o cachê dos músicos era pago. Segundo Aline: – Em hipótese alguma daria para classificar o Semente como um lugar estritamente com fins comerciais. Muito pelo contrário. Era um lugar onde os músicos podiam tocar a música que quisessem, um lugar experimental que privilegiava o encontro entre artistas.
O Semente recebeu canjas de grandes músicos brasileiros e internacionais, como Chico Buarque, Ney Matogrosso, João Bosco, Jaques Morelenbaum, Guinga, Yamandú Costa, Marisa Monte, Beth Carvalho, Carlos Malta, Hamilton de Holanda, Marcos Suzano, Gabriel Grossi, Nora Jones, Madeleine Peiroux, Gogol Bordello, Snarky Puppy, Dave Matthews Band, Kurt Mazur, Teresa Salgueiro, Stefano Bollani, Hermeto Pascoal e outros.
Uma semana depois de fechada a estrutura física da Lapa, em outubro de 2017, o Semente, por ser uma referência na música brasileira, foi convidado para se associar à marca Blue Note Rio, instalada na Lagoa. Aline Brufato, empreendedora, gestora e curadora, foi convidada a integrar a equipe de curadoria do Blue Note para levar os shows do Semente para aquele palco. Este projeto Semente Blue Note aconteceu de out/ 2017 a junho/ 2018, quando o Blue Note fechou a sua sede da Lagoa.
Informações Complementares
Nos últimos anos de existência do Semente, a produtora Semente, além da intensa programação diária em seu palco, realizou projetos importantes que visaram registrar a sua trajetória na música.
De 2004 a 2010 realizou o projeto Semente da Música Brasileira no Clube do Democráticos na Lapa, às sextas-feiras com um baile-show instrumental para dançar.
Em 2014 produziu o livro Memória Afetiva do Botequim Carioca com recursos do Prêmio Rio 450 anos;
Em julho de 2016 lançou o DVD Geração Semente, em parceria com o Canal Brasil. No mesmo ano realizou o Festival Semente da Música Brasileira – 1ª Edição com participação de artistas como Yamandu Costa, Zé Paulo Becker, Guinga, Ney Matogrosso, Roberta Sá, Zé da Velha e Silvério Pontes, Arismar do Espírito Santo, entre outros. Ainda em 2016, ganhou o Prêmio Funarte de Programação Continuada, que contemplou 22 espaços musicais, no Brasil, considerados referência em sua cidade por investir em música independente e autoral.
Em 2017 realizou a 2ª Edição do Festival Semente da Música Brasileira e Festival Contemporâneos com recursos do Prêmio Funarte. No mesmo ano, ganhou o prêmio Música RJ por sua contribuição na música independente carioca.
Em 2018, lançou o documentário Semente da Música Brasileira com estreia na TV e cinema em coprodução com o Canal Brasil. Nos anos de 2018 e 2019 o documentário foi exibido em alguns festivais internacionais, ganhando menção honrosa em um festival de cinema indiano.
Em 2020 realizou o festival online Semente Música Viva.
Embora o Bar Semente não esteja em atividade, foi realizada uma apresentação online em abril de 2021 em virtude de um projeto contemplado no edital da Lei Aldir Blanc.
Aline Brufato está elaborando uma tese de doutorado pela COPPE/UFRJ cujo tema é o empreendedorismo do Bar Semente.
O Semente tem um clipping com uma infinidade de reportagens, sendo algumas dos jornais New York Times, The Guardian, etc.
Website e/ou contato do evento
Referências
TERRA, Patrícia. Semente da Música Brasileira - Documentário. Disponível em https://vimeo.com/530003420. Acesso em 27 de agosto de 2021.
BRUFATO, Aline et al. Bar Semente: atrativo turístico e empreendedorismo situado. CVT, v.19. n3. - COPPE/UFRJ, 2019. Disponível em http://www.ivt.coppe.ufrj.br/caderno/index.php/caderno/article/view/1795 Acesso em 26 de agosto de 2021.
BRUFATO, Aline. Depoimento à equipe de pesquisa realizado em 26 de agosto de 2021.