Apresentação

A Base de dados do Choro é um dos resultados diretos do processo de registro do choro como Patrimônio Cultural do Brasil. Desenvolvida a partir de intensa pesquisa que envolveu uma equipe de trabalho com representantes e colaboradores de todas as regiões do país, a base apresenta o que talvez seja o maior mapeamento das atividades de choro do país até os dias de hoje. Além do Inventário Nacional do Choro que reúne o material de pesquisa de campo, este repositório inclui uma revisão bibliográfica e discográfica que integrou a pesquisa de instrução de registro do choro apresentada ao IPHAN como referência para o Registro do Choro. A Base de dados do Choro está dividida em seis seções :

Veja mais…

Acervos – A coleção apresenta descrição detalhada dos acervos de choro em todo o país. Inclui acervos institucionais, privados e particulares que preservam a memória do choro em diferentes regiões. O mapeamento envolveu descrições de coleções em acervos públicos e privados, bem como acervos particulares em risco de desaparecer. Também foram sugeridas ações específicas para cada acervo, destacando aqueles que necessitam de atenção especial e tratamento adequado por parte dos poderes públicos.

Ações de Ensino – A coleção traz uma descrição detalhadas das atividades educativas que se dedicam ao choro em todo o país. A coleção apresenta uma descrição detalhada das atividades didáticas com ênfase no choro em escolas privadas, cursos livres, universidades públicas, cursos de extensão e oficinas atualmente em funcionamento no Brasil. Além disso, a seção também buscou mapear iniciativas de ensino que já não estão mais ativas, mas que desempenharam um papel relevante na educação e divulgação do choro no passado.

Associações e Clubes – A coleção apresenta descrição detalhada dos clubes de choro, coletivos e movimentos por todo o país. Foi feita em estreita colaboração com chorões e diretores de clubes de choro, que concederam seus depoimentos à equipe de pesquisa. Além de listar os clubes e movimentos atualmente ativos, a seção também inclui uma descrição de clubes que já não existem, mas que desempenharam um papel importante no cenário do gênero no Brasil, como o Clube do Choro do Rio de Janeiro, o primeiro do país, fundado em 1975.

Rodas e Locais de Performance – A coleção apresenta um mapeamento das rodas, dos lugares de encontro e de produção musical relacionados ao choro. Apresenta um mapeamento inicial daquilo que faz com que o choro seja um gênero cada vez mais atual e pulsante em todos os rincões do Brasil: as rodas, os lugares de encontro e de produção musical, de convivência e de afeto em torno desta música. São centenas de rodas e encontros musicais mapeadas por todo o país, onde chorões e choronas tornam este que é um dos mais antigos gêneros musicais do país em algo vivo e em permanente transformação.

Discografia – A coleção foi elaborada através de parceria com o Instituto Moreira Salles, responsável pelo site Discografia Brasileira em 78 rpm. Partindo dos cerca de 60.000 fonogramas que constituem o universo dos discos gravados no Brasil entre 1902 e 1964, foi feita uma seleção de milhares de gravações diretamente relacionadas ao universo do choro e de seus gêneros correlatos como polcas, schottisches, valsas, tangos-brasileiros e maxixes.

Pesquisa e Publicações – A coleção apresenta uma pesquisa bibliográfica realizada no início do processo, para a catalogação de dissertações e teses focadas no tema Choro produzidas em programas pós graduação em música, além de publicações independentes sobre o tema que compõe a bibliografia do choro no país.

A Base de Dados do Choro é por si só um patrimônio de todos os chorões e choronas do Brasil e pretende ser uma plataforma gratuita e colaborativa, de atualização constante através da contribuição de grupos, rodas, ações de ensino, movimentos e clubes do choro do país. Se você quiser colaborar para aprimorar a base, fornecendo informações sobre Acervos, Ações de Ensino, Associações e Clubes, Rodas e Locais de Performance, Discografia e Pesquisas e Publicações que ainda não constam da base, por favor escreva para gente através do formulário Quer ser um parceiro do projeto? A rede do choro agradece!