Metadados
Está ativa? (considerar as rodas e lugares ativos até a pandemia)
Sim
Região
Cidade/Estado
Endereço
Av Pasteur, 436 – Urca (Uni-Rio)
Descrição Geral e/ou Histórico
A Escola Portátil de Música é uma das maiores referências no ensino do choro do país. Foi criada por músicos de choro em 2000, (Mauricio Carrilho, Luciana Rabello, Álvaro Carrilho, Celso Silva e Pedro Amorim), a partir da necessidade de passar adiante seus conhecimentos sobre o gênero. O nome foi dado por Hermínio Bello de Carvalho, se referindo à ideia de expandir o projeto para outras cidades. Começou com cerca de 50 alunos na Sala Funarte, alcançando hoje aproximadamente 1000 alunos nos Núcleos Urca e Casa do Choro. Desde o funcionamento no campus da UNIRIO, na Urca, em 2005, a EPM passou a ser um projeto de extensão da universidade. A EPM é coordenada pela diretoria do Instituto Casa do Choro: Luciana Rabello (presidente), Mauricio Carrilho (vice-presidente), Paulo Aragão (diretor), Jayme Vignoli (diretor), César Carrilho (diretor), Celso Silva (diretor).
Além das atividades de prática de instrumento, teoria musical, apreciação musical, canto e canto-coral, a EPM acredita na aprendizagem coletiva, a partir da espontaneidade do ambiente da roda de choro como filosofia metodológica de ensino. [Ver relação de disciplinas oferecidas e professores em Informações complementares]. Desde as primeiras oficinas na Sala Funarte, passando por espaços que a escola ocupou como o prédio da Escola de Música da UFRJ na Lapa (2000-2003) e uma casa na Ladeira da Glória (2004), e mesmo nos festivais que a escola promoveu, sempre houve a tradição de reunir os alunos, após as atividades teóricas e práticas dos instrumentos, para tocarem juntos, ao final da manhã, formando uma grande roda de choro (ou uma grande banda). Esta atividade passou a ser chamada de Bandão. No início não havia arranjos específicos para a formação de instrumentistas. A partir de 2004, com o funcionamento na casa da Glória e depois na Urca, os professores arranjadores (no início, Mauricio Carrilho, Paulo Aragão, Jayme Vignoli e mais tarde Pedro Aragão, Marcílio Lopes, Ignez Perdigão, Bia Paes Leme, Lucas Porto, entre outros), passaram a fazer arranjos específicos para a formação do Bandão, um grupo heterogêneo, formado por alunos de diversos níveis de aprendizado musical, de todas as idades, crianças, jovens, adultos, além dos professores. A ideia do Bandão é criar um espaço democrático de aprendizagem coletiva e ao mesmo tempo um ambiente de confraternização. É comum haver performances do Bandão para celebrar datas importantes na cultura do choro, homenagear visitantes ilustres e personalidades que marcaram a sua história.
Além de um espaço de ensino-aprendizagem, os ensaios abertos do Bandão no pátio da UNIRIO, tornaram-se uma atração turística. Aos pés do Morro da Urca, curiosos e amantes do choro comparecem toda semana para ouvir os arranjos especialmente feitos para o grupo, sejam do repertório clássico do choro – incluindo a polca, o maxixe, o samba-choro, a valsa, etc) – ou do repertório de chorões antigos, desconhecidos do grande público, sejam de composições inéditas dos próprios professores da escola. [Ver repertório e arranjadores em Informações complementares.]
Informações Complementares
Relação de professores e disciplinas oferecidas na Escola Portátil de Música em 2021
Amélia Rabello - canto
Ana Rabello - cavaquinho
Anna Paes - violão
Aquiles Moraes – trompete
Beatriz Paes Leme - harmonia
Celsinho Silva - pandeiro
Cristóvão Bastos – piano e prática de conjunto avançada
Eduardo Silva - pandeiro
Estela Manfrinato – técnica vocal
Evelyne Garcia – canto-coral, grupos vocais e coro infantil
Fernando Leitzke - piano
Ignez Perdigão – canto-coral, grupos vocais, coro infantil e leitura rítmica
Iuri Lana Bittar - violão
Jayme Vignoli - cavaquinho
João Bouhid - musicalização
Jorge Oscar - contrabaixo
Julião Pinheiro – violão contraponto
Kiko Horta - acordeon
Leonardo Pereira – prática de samba
Lucas Porto – violão
Maurício Carrilho – violão e composição
Luciana Rabello – cavaquinho, prática de samba e história do choro
Luiz Flávio Alcofra - violão
Magno Julio – percussão e musicalização infantil
Marcílio Lopes – harmonia do choro, leitura rítmica e solfejo
Marcus Thadeu – percussão, pandeiro e bandinha portátil
Marlon Júlio – violão para crianças e musicalização
Maycon Júlio – bandolim e musicalização
Maria Souto - flauta
Miguel Rabello – acompanhamento da aula de canto e prática de conjunto avançada
Naílson Simões - trompete
Naomi Kumamoto – flauta e prática de orquestra de flauta
Oscar Bolão - bateria
Paulo Aragão – história do choro
Paula Borghi – violão
Pedro Amorim - bandolim
Pedro Paes – clarinete e saxofone
Rafael Mallmith – violão contraponto
Rui Alvim – clarinete e saxofone
Ruy Oliveira – piano e canto-coral
Saulo Ligo - cavaquinho
Thiago Osório – trombone, tuba, bombardino e bandinha portátil
Tomaz Retz - flauta
Nailor Proveta – linguagem melódica do choro
Repertório do Bandão da Escola Portátil de Música e respectivos arranjadores
Treze de dezembro (Luiz Gonzaga e Zé Dantas) - arranjo: Paulo Aragão
Acariciando (Abel Ferreira) – arranjo: Lucas Porto
Arranca-Tôco (Meira) – arranjo: Mauricio Carrilho
Bangu (Mauricio Carrilho – arranjo: Mauricio Carrilho
Bebê (Paulino Sacramento) – arranjo: Pixinguinha
Candango (Pedro Paes) – arranjo: Pedro Paes
Canto das três raças (Mauro Duarte e Paulo César Pinheiro) – arranjo: Mauricio Carrilho
Cascatinha (Pixinguinha) – arranjo: Pixinguinha
Conversa de Botequim (Vadico e Noel Rosa) – arranjo: Paulo Aragão
Dando topada (Pixinguinha) – arranjo: Pixinguinha
Derradeira primavera (Tom Jobim e Vinicius de Moraes) – arranjo: Pedro Paes
Feitiço (Ernesto Nazareth) – arranjo: Mauricio Carrilho
Feitiço não mata (Ernesto Nazareth) – arranjo: Paulo Aragão
Flausina (Pedro Galdino) – arranjo: Pixinguinha
Gafieira suburbana (Cristovão Bastos) – arranjo: Cristovão Bastos
Glória (Eduardo Ribas) – arranjo: Jayme Vignoli
Ilusão nada mais (Dominguinhos e Fausto Nilo) – arranjo: Paulo Aragão
Jubileu (Anacleto de Medeiros) – arranjo: Marcílio Lopes
Manguaceira (Marcílio Lopes) arranjo: Marcílio Lopes
Meu jardim (Donga) – arranjo: Villa-Lobos e adaptação de Paulo Aragão
Paciente (Pixinguinha) – arranjo: Pedro e Paulo Aragão
Paraguassu (Chiquinha Gonzaga) – arranjo: Paulo Aragão
Praia vermelha (Cristovão Bastos) – arranjo: Cristovão Bastos
Pro Meira (Mauricio Carrilho) – arranjo: Pedro Paes
Santa Cruz em Festa (Candinho Silva) – arranjo: Mauricio Carrilho
São Pedro no choro (Mauricio Carrilho) – arranjo: Paulo Aragão, Nailor Proveta e Mauricio Carrilho
Vale tudo (Jacob do Bandolim) – arranjo: Marcílio Lopes
Website e/ou contato do evento
www.casadochoro.com.br @casadochoro https://www.facebook.com/casadochoro/
Referências
ARAGÃO, Paulo. Depoimento à equipe de pesquisa realizado em 10 de agosto de 2021.
GREIF, Elza Lancman. Ensinar e aprender música: o Bandão no caso Escola Portátil de Música. Tese (Doutorado em Música) Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Centro de Letras e Artes. Rio de Janeiro, 2007.