Coleção
Ações de Ensino
Item
Clube do Choro de Pelotas / Núcleo de Música Popular da Universidade Federal de Pelotas
Metadados
Pessoa ou grupo responsável
Clube do Choro de Pelotas / Prof. Rafael Velloso e Prof. Leandro Maia (Coordenadores do Núcleo de Música Popular da UFPEL)
Endereço
R. Álvaro Chaves, 65 - Centro, Pelotas - RS, 96010-760
Cidade/Estado
Região
Descrição Geral e/ou Histórico
A ação de ensino de choro no contexto da UFPEL e do Clube do Choro de Pelotas se articula em formato de parceria com atividades que mesclam as qualidades das duas esferas participantes, desde março de 2016. Do ponto de vista da UFPEL, o ensino de choro está contemplado em ações de ensino, extensão e pesquisa. Na pesquisa, o projeto “Avendano Júnior a tradição do choro em Pelotas” tem como base a construção de acervo físico e digital de memória ligado ao choro, às práticas musicais relacionadas ao músico Avendano Júnior e aos demais grupos que atuaram em Pelotas. No ensino, o choro está contemplado em aulas de instrumento como saxofone e flauta, e também nas aulas de cavaquinho, violão de 7 cordas e bandolim (os três últimos instrumentos funcionaram na vigência de contrato de professores substitutos) destinadas aos alunos do Bacharelado em Música Popular e Licenciatura em Música da Universidade. A UFPEL recebe, também, os encontros do Clube do Choro por meio de seu projeto de extensão “Núcleo de Música Popular”. Nesta ação os encontros semanais são promovidos pelo Clube de Choro de Pelotas para o estudo do choro, aproximando esta tradição musical dos alunos e oportunizando assim um espaço convivial de aprendizagem rico em experiências e trocas de saberes entre gerações e dimensões formais e informais da comunidade musical da cidade. Essa cooperação entre a universidade e associação de músicos permitiu a concretização de um Caderno do Choro de Pelotas, com 12 composições editadas pela editora da UFPEL, o Acervo do Choro de Pelotas, bem como diversas apresentações do grupo em eventos oficiais como o XIX Congresso da ANPPOM (Associação Nacional de Programas de Pós Graduação em Música), por exemplo. O Clube do Choro de Pelotas já produziu de maneira autônoma (sem parceria com a UFPEL) oficinas virtuais de ensino de choro dentro do contexto dos editais Arte em toda parte (FUNARTE), em 2020, bem como um EP que demonstram a evolução constante da comunidade com a trajetória de parceria.
Dimensão do Público Atingido
Aproximadamente 30 pessoas atuantes, entre os alunos, professores da UFPEL e membros do Clube do Choro de Pelotas
Perfil do Público Alvo e Acessibilidade
Os encontros do Clube do Choro de Pelotas são gratuitos e abertos a toda a comunidade. As atividades de ensino e pesquisa em choro são restritas aos estudantes da UFPEL, com modalidade de ingresso comum a qualquer curso de graduação da instituição. Público misto de idades variadas.
Informações Complementares
No momento pré-pandêmico, o Clube do Choro de Pelotas tinha a intenção de oferecer, autonomamente, oficinas de ensino de choro de maneira presencial, programadas para iniciar em 2020. No que tange o Núcleo de Música Popular da UFPEL, estão previstas as disciplinas de graduação de Prática do Choro I e II e de Orquestra de Música Popular I e II, no projeto pedagógico em fase de implementação. *Os encontros do Clube de Choro de Pelotas referidos nas ações de extensão ocorrem, em geral, no Estúdio do NUMP, na Rua Almirante Barroso, 1202. Eventualmente, tais encontros ocorrem, também, no Conservatório de Música de Pelotas, na Rua Félix da Cunha, 651.
Website da Ação
Contato - Telefone
(53) 3284-5512 (Centro de Artes - UFPEL)
Referências
VELLOSO, Rafael Henrique Soares Cadernos do Choro de Pelotas. Pelotas: Editora da UFPEL, 2017.
Acervo do Choro de Pelotas. Disponível em: https://acervosvirtuais.ufpel.edu.br/acervodochorodepelotas/ Acesso em 15/03/21.
Clube do Choro de Pelotas. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/choropelotas/
Acesso em 03/08/21