Metadados
Institucionalidade
Acervo Institucional
Instituições/Pessoas
Instituto Moreira Salles
Região
Cidade/Estado
Endereço
Rua Marquês de São Vicente, 476 – Gávea, Rio de Janeiro - CEP 22451-040
Descrição Geral
A coleção Leon Barg integra o acervo do Instituto Moreira Salles desde 2019. É composta pela coleção de 31.265 discos 78 rpm de Leon Barg, um dos principais pesquisadores e colecionadores da música popular brasileira. Barg foi o criador do selo Revivendo, especializado em relançar em CD as gravações de discos da sua coleção.
Histórico
Filho de judeus romenos, Leon Barg (1930-2009) nasceu no Rio de Janeiro e mudou-se com a família para Recife, quando ainda era bebê. Em 1954 mudou-se para Curitiba onde viveu até falecer. Barg assumiu o ambicioso objetivo de cobrir 100% da discografia brasileira produzida em 78 rpm e para tal viajou por todo o território nacional. Conseguiu reunir 31.265 discos totalizando cerca de 120.000 títulos. Fundou a Revivendo Músicas com o intuito de lançar o conteúdo das gravações dos discos em 78 rpm em CDs remasterizados. Dedicou sua vida à preservação e à divulgação da memória da música popular brasileira. No catálogo de discos da Revivendo figuram títulos especialmente dedicados ao choro como por exemplo Revivendo o choro; Ademilde Fonseca, Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo em Vê se gostas; Benedito Lacerda - minha flauta de prata; Otávio Dutra, Espia só – choros e valsas; Chiquinha Gonzaga – o melhor de Chiquinha Gonzaga; Zequinha de Abreu – Só pelo amor vale a vida. A Revivendo Músicas continua ativa, comercializando CDs e songbooks, mesmo após o falecimento de Leon, administrada pelas filhas Lilian e Laís Barg.
Estado da Coleção/Acessibilidade
O acervo encontra-se lacrado na Reserva Técnica do IMS em São Paulo e ainda não foi catalogado, nem digitalizado.
Informações Complementares
Website da Coleção/Instituição
Contato - Telefone
(21) 3284-7400
Contato - Email
imsrj@ims.com.br
Referências
TITAN JR, Samuel. Um guia para o Instituto Moreira Salles, arquivo em PDF disponibilizado pela coordenadora de música Bia Paes Leme.