Metadados
Institucionalidade
Acervo Pessoal/Familiar
Instituições/Pessoas
Jorge Carvalho de Mello
Região
Cidade/Estado
Descrição Geral
Acervo particular de Jorge Carvalho de Mello, biógrafo do violonista e compositor Aníbal Augusto Sardinha, o Garoto. Composto por 20 partituras em manuscritos originais com arranjos de Garoto, com a sua caligrafia musical para orquestra, conjuntos instrumentais, violão solo e melodias avulsas; 21 partituras manuscritas de outros autores; documentos diversos (contratos com cassinos e gravadoras, cartas e roteiros de programas de rádio nas décadas de 1940 e 1950); 172 fotografias originais de Garoto em viagem aos EUA; 86 fotos no Brasil, em épocas diferentes e cerca de 30 discos em 78 rpm.
Histórico
O violonista e compositor Aníbal Augusto Sardinha, o Garoto (São Paulo, 1915 – Rio de Janeiro, 1955), é reconhecido pelo seu biógrafo, Jorge Carvalho de Mello, como o “pai do violão moderno no Brasil”, tendo influenciado grandes violonistas brasileiros, como Baden Powell, Raphael Rabello, Paulo Bellinati, Guinga, Yamandu Costa, entre muitos outros. Além de violonista e multi-instrumentista virtuose – também tocava banjo, cavaquinho, bandolim, violão tenor, guitarra elétrica, guitarra havaiana, guitarra portuguesa – Garoto foi pioneiro ao introduzir no repertório do violão brasileiro uma nova linguagem harmônica, que se popularizaria posteriormente, na Bossa Nova. A música de Garoto traz a linguagem do choro associada a elementos do jazz e da escola de compositores impressionistas franceses da música erudita. Sua musicografia contém cerca de 230 peças instrumentais (choro, valsa, mazurca, baião, xótis, frevo, maxixe, fado, fox, rumba) além de canções e sambas-canções com letra.
Em 2001, D. Ceci, a segunda esposa de Garoto, senhora octogenária, cedeu uma parte do acervo de Garoto contendo partituras, fotos e álbuns de recortes para que fosse copiado por Jorge Mello. O pesquisador copiou parte do material e o devolveu à família. Após a morte de D. Ceci, em 2008, Mello retomou o contato com a família e teve notícia de que o acervo estava em Santa Cruz e seria descartado. Mello aceitou a proposta de doação do acervo feita pela família, contendo materiais que não havia acessado anteriormente, como discos de 78 rpm e mais fotografias, mas preferiu deixar uma parte das partituras originais e os diários pessoais de Garoto com os filhos Denise e Antônio Augusto, que vivem em São Paulo. Soube posteriormente que essas partituras foram doadas ao violonista Paulo Bellinati. Segundo Mello, o neto de Garoto, Eduardo, que também reside em São Paulo, ainda tem instrumentos que pertenceram ao compositor
Estado da Coleção/Acessibilidade
O acervo está em bom estado.
Informações Complementares
Jorge Mello tem a intenção de doar o seu acervo ao Museu da Imagem e do Som – RJ.
O violonista e compositor Paulo Belinatti possui um acervo complementar ao de Jorge Mello, com manuscritos autógrafos de Garoto para violão, canto e piano e orquestra, partituras editadas para violão solo, além de um conjunto de fitas K-7 de cópias de acetatos gravados por Garoto especialmente para o colecionador Ronoel Simões, cujos originais se encontram no acervo da Discoteca Oneyda Alvarenga em São Paulo.
Partituras manuscritas de autoria de Garoto
“A abelha e a borboleta” – arranjo para conjunto melódico
“Cavaquinho boogie”, de Garoto, melodia e alguns acordes.
“Concerto nº 1 para violão e orquestra” de Garoto – apenas a primeira página
“Debussyana” para violão solo, inacabada. Autoria de Garoto
“É tarde” (Sorriu para mim), de Garoto. Melodia.
“Eu sou de lá”, frevo de Garoto. Melodia
“Hora staccato em ritmo de choro” – arranjo orquestral do Garoto
“João Valentão - arranjo para conjunto melódico
“Lover” (fox) – arranjo para piano, baixo e guitarra de Garoto
“O banjo no baião” – arranjo orquestral do maestro Gaia. Jorge desconfia que seja do Garoto
“Perereca” choro de Aymoré (José Alves da Silva) – arr. orquestral do Garoto
“Un peu d’amour” em ritmo de bolero arranjo orquestral de Garoto
“Vaidosa” valsa do Radamés Gnattali – arr. Garoto para violão solo
esboço do “Enigma” arr. para piano por Garoto
fragmento da música “A caminho dos EUA” para violão solo
Hino Treze de Maio, de Garoto (inédita), para piano.
Mazurca nº 3, de Garoto, para violão solo. (tonalidade original em Mi maior)
Peça para violão solo não identificada e incompleta.
Pot pourri de choros célebres: “Pintinhos no terreiro”, “Ladrãozinho”, “Tico tico no fubá”, “Apanhei-te cavaquinho”
São Paulo Quatrocentão, de Chiquinho e Garoto (Garoto é autor da 3ª parte)
Partituras manuscritas de vários autores recebidas por Garoto
“Amar sem ser amado”, samba de Armando Neves, 9 de julho de 1932.
“Aqui estou, Seu Juca!”, choro de Miranda Pinto (Pintinho), amigo de Garoto, melodia, com indicação de cifra e frases de baixo
“Bom sinal”, choro de Dedé. Melodia.
“Cadete”, choro de Orlando Trindade (Alex). Melodia.
“Carioquinha”, marcha carnavalesca de Gil Correia e Mendonça Moreno. Melodia com acompanhamento para piano.
“Cavaquinho da madrugada”, choro de Getúlio Macedo. Melodia.
“Dedé”, choro de Vicente Lafalse. Arranjo de Dedé para instrumentos de sopro e cordas.
“Eu espero você”, samba-canção de Chauki Maddi (Tito Madi) Melodia.
“Incerteza”, de Chauki Maddi (Tito Madi). Melodia.
“Meu baiãozinho” de Mário Albanese. Para piano
“Meu único amor”, samba-canção de Mário Albanese. Melodia
“O amigo da onça”, choro de Paulo Barreiros, violonista. Melodia.
“O baião é sobremesa”, baião de Alberto Borges de Barros. (Betinho) filho do Josué de Barros, professor de violão da Carmen Miranda. Melodia.
“Os três no choro”, choro de Luís Americano e Valdemar Rubens. Melodia.
“Paquetá”, marcha de Lauro Paz de Andrade. Arr para piano de Irineu Azevedo
“Pensando”, choro de Mário Ramos, professor de Garoto. Dedicatória em 2 de agosto de 1952
“Que apito você toca”, choro de José Cunha. Melodia.
“Sem alguém”, samba-canção de Gaia. Melodia.
“Três peças para guitarra: Ponteio, Acalanto e Choro”, para violão solo de Guerra Peixe.
“Você me dá....”, choro de José Cunha. Melodia.
“Xodó da Brasileira”, baião de Manezinho Araújo e Carvalini. Melodia
Contratos
Contrato de locação de serviços: Cassino Atlântico, Cassino São Vicente e Grande Hotel Guarujá. 1944 e 1945
Contrato de locação de serviços: Casino da Urca (1943) Garoto sozinho e outro Garoto e seus garotos
Contratos com a Musidisc, 1953
Contratos com a Rádio Nacional, de 1942
Contratos de cessão de direitos autorais, entre Garoto e Odeon. Cavaquinho Boogie, Xaxadinho, Meu coração, Tristezas de um violão, Ver para crer, Meditando, Paulistinha dengosa, Relâmpago, Vamos acabar com o baile, São Paulo Quatrocentão, Baião do Rouxinol, Baião do Pato, São Paulo Quatrocentão (com letra de Avaré), Baião do Rouxinol (com letra de José Vasconcelos)
Contratos de cessão de direitos autorais, entre Garoto e RCA Victor. Suspirando e Saudades daqueles tempos
Recibos de prestações de conta sobre direitos autorais da Irmãos Vitale
Três contratos de prestação de serviços no Casino Ahu, em Curitiba, nos anos de 1944, 1945 e 1946
Documentos variados
Autorização de Radamés Gnattali para a publicação na Del Vechio das transcrições feitas pelo Garoto para violão solo de autoria do Garoto. “Saudade” e “Alma brasileira”
Convite de Carmen Miranda. Escreveu pra ele um bilhete datilografado e em inglês, dizendo pra ele quanto ele ganharia. 1939.
Diário de bordo de Garoto, no navio para Nova Iorque, em 1939.
Rascunho de melodia composta por Garoto em um saco usado para indisposição gástrica na viagem de avião.
Roteiro de programa - Clube da Bossa – Rádio Nacional em 4 de março de 1947
Roteiro de programa - Gente que brilha - Rádio Nacional em 22 de outubro de 1951
Roteiro de programa - Rádio Record de São Paulo (janeiro de 1950) protagonista, apresentava seus arranjos e contava a vida dele. 1º programa em 10 de janeiro em 13 páginas, 2º programa em 17 de janeiro (15 páginas), 3º programa em 24 de janeiro (14 páginas), 4º programa em 31 de janeiro (13 páginas).
Roteiro de programa - Um fio de melodia (6 programas) – Rádio Tupi em 1949 (em 15 de maio, em 1º de maio, em 22 de maio, em 29 de maio, em 5 de junho, em 12 de junho)
Discos de 78rpm
1 x 0 (choro) de Pixinguinha por Garoto em solo de bandolim – Odeon
A abelha e a borboleta (choro) Garoto, violão com acompanhamento de conjunto melódico - Odeon
Abismo de Rosas (valsa) de Américo Jacomino “ Canhoto”, por Garoto em solo de violão tenor. Odeon
Abismo de rosas(valsa), de Américo Jacomino “Canhoto”, por Garoto, em solo de violão elétrico. Odeon
Ameno Resedá (choro) de Ernesto Nazareth interpretado por Garoto e Clube da Bossa – Continental
Amourese (ritmo de fox), de Rodolphe Gerger, por Carolina e Garoto, com ritmo-Victor.
Arucaia , adaptação de Jota Sandoval, com Garoto com acompanhamento de ritmo. Canta: Joel de Almeida e coro. Odeon.
Baião Caçula (baião) de Mário Gennari Filho, por Garoto, em solo de cavaquinho, com acompanhamento de regional-Odeon.
Baião do Rouxinol de Garoto e Chiquinho por Garoto e sua Bandinha – Odeon
Baião Paulista (baião) de Paulo César e Veras interpretado por Garoto em solo de cavaquinho com acompanhamento de regional – Odeon
Baile da Camacha (típico da Madeira) de J. dos Santos interpretado por Garoto e sua Bandinha
Caramelo (choro) de Garoto pelo próprio ao violão, com seu conjunto – Continental
Carinhoso (choro) de Pixinguinha interpretado por Garoto e Carolina - Victor
Carinhoso (choro) de Pixinguinha, por Garoto e Carolina - Victor
Cavaquinho Boogie (boogie) de Garoto interpretado pelo próprio, em solo de cavaquinho com acompanhamento de regional - Odeon
Celestial (choro) de Garoto interpretado pelo próprio, em solo de violão, com o Bossa Clube – Continental
Chegou a hora (baião) de Henrique Campos e Henrique Felipe da Costa (Henricão) por Garoto em solo de violão tenor com acompanhamento regional – Odeon
Choro triste (choro) de Garoto interpretado pelo próprio, em solo de violão - Odeon
Compromisso para as dez (samba) de Garoto e Natal César, interpretado por Garoto e seus Garotos – Vitor
Corridinho 1951 (corridinho) de J. Gomes Figueiredo interpretado por Garoto e sua Bandinha
Cuco (baião) de P. Melilo e Avaré interpretado por Garoto, em solo de cavaquinho com acompanhamento de regional – Odeon
Dolente (choro ) de Garoto, com o autor em solo de guitarra havaiana, com acompanhamento de violão por Aymoré e Carlinhos. Columbia.
Dor de um coração (fox) Garoto e Carolina - Victor
Ingratidão (samba) de Garoto e Geraldo Queiroz, por Garoto e seus Garotos.Victor
João Violão (beguine) Garoto, violão com acompanhamento de conjunto melódico - Odeon
Kalú (baião ) de Humberto Teixeira, com Garoto em solo de cavaquinho, com conjunto melódico e ritmo. Odeon.
Língua de preto (choro) de Honorino Lopes, com Garoto em solo de violão tenor, com acompanhamento de seu conjunto. Odeon.
Mazurka (mazurca) de Chopin interpretado por Garoto em solo de guitarra – Odeon
Melancolie (fox) de Alain Romans, com Garoto em solo de violão elétrico com conjunto melódico e ritmo. Odeon.
Meu cavaquinho (choro) de Garoto interpretado por Garoto e Clube da Bossa – Odeon
Meu cavaquinho (choro) de Garoto interpretado por Garoto em solo de cavaquinho com acompanhamento de regional – Odeon
Meu coração (baião) de Garoto interpretado pelo próprio, em solo de cavaquinho com acompanhamento de regional – Odeon
Moreninha (valsa), de garoto, com o autor em solo de guitarra havaiana, com acompanhamento de violão por Aymoré e Carlinhos. Columbia.
O sino da capelinha (marchinha) de Garoto e Carlos Alberto, por Garoto, sua bandinha e coro. Odeon.
Oh! (fox) e Byron Gay e Arnold Johnson interpretado por Garoto em solo de banjo – Odeon
Os patinadores (ritmo de samba) Garoto e Carolina com ritmo - Victor
Perigoso (choro) de Ernesto Nazareth, por Garoto, em solo de bandolim. Com acompanhamento de regional-Odeon.
Polquinha sapeca, de Joubert de Carvalho, por Garoto, sua bandinha e coro. Odeon.
Por causa desta cabrocha / Novo amor / Quando eu penso na Bahia – pot pourri Ary Barroso – solo de piano acompanhado por Laurindo e Garoto - Odeon
Primavera (valsa) de Armandinho por Garoto, em solo de violão – Odeon
Príncipe (em ritmo de samba), de Joubert de Carvalho, por Garoto com acompanhamento de ritmo.Odeon.
Promessa de pescador (canção sobre motivos praieiros da Bahia) com acompanhamento de conjunto regional por Laurindo e Garoto – Odeon
Puxa puxa (choro) de Garoto interpretado pelo próprio ao violão com seu conjunto – Continental
Quanto dói a saudade (Choro) de Garoto, com o autor em solo de violão tenor. Odeon.
Rainha do mar (canção dos pescadores) Dorival Caymmi – com acompanhamento de conjunto regional por Laurindo e Garoto – Odeon
Romântico (choro) de Paulo César e Veras interpretado por Garoto em solo de cavaquinho com acompanhamento de regional – Odeon
São Paulo Quatrocentão (polca dobrado) de Garoto e Chiquinho por Garoto e sua bandinha – Odeon
Sem ela – No tabuleiro da Baiana – solo de piano acompanhado por Laurindo e Garoto - Odeon
Sempre (choro) de K-Ximbinho interpretado por Garoto em solo de violão tenor – Odeon
Sob o céu de Paris (valsa) de Hubert Giraud interpretado por Garoto em solo de cavaquinho – Odeon
Sonhador (choro) de Garoto interpretado pelo próprio, em solo de violão, com o Bossa Clube – Continental
Terceiro homem (fox) Mario Gennari Filho e Garoto. Solo de acordeon e guitarra havaiana - Odeon
Tico tico no fubá (choro) de Zequinha de Abreu, por Garoto e Carolina com ritmo – Victor
Tico-Tico no Fubá (choro) de Zequinha de Abreu interpretado por Garoto e Carolina - Victor
Triste alegria (choro) de Bonfiglio de Oliveira interpretado por Garoto em solo de bandolim com com acompanhamento de regional – Odeon
Tristezas de um violão (chorinho), de Garoto, com o autor em solo de violão elétrico. Odeon.
Um baile em Catumbi (choro) de Eduardo Souto interpretado por Garoto em solo de violão tenor - Odeon
Un Peu D’amour (ritmo de fox), de Adrian Ross, por Carolina e Garoto, com ritmo-Victor.
Valsa do adeus (valsa) de Chopin interpretado por Garoto em solo de guitarra – Odeon
Xaxadinho (xaxado) de Garoto interpretado pelo próprio, em solo de cavaquinho com acompanhamento de regional e coro – Odeon
Zíngara (bolero) de Joubert de Carvalho por Mário Gennari Filho e Garoto em solo de acordeon e guitarra - Odeon
Contato - Email
jorgemelloster@gmail.com
Referências
MELLO, Jorge. Depoimento à equipe de pesquisa realizado em 14 de março de 2021.