Metadados
Institucionalidade
Acervo Institucional
Instituições/Pessoas
Centro Cultural Banco do Brasil - RJ
Região
Cidade/Estado
Endereço
Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro cep 20010-000
Descrição Geral
A Coleção de Música Mozart de Araújo (CMMA) abriga o acervo do importante pesquisador da música popular urbana e do folclore brasileiro. Contém milhares de partituras de choro editadas desde o século XIX, manuscritos originais de chorões, além de documentos raros desde o período colonial. Reúne também livros, periódicos, folhetos e uma discoteca de 1.944 títulos, alguns datados do início das gravações no Brasil, em processo de digitalização.
Histórico
Mozart de Araújo (1904 – 1988) foi musicólogo, professor, historiador e violonista, nascido em Guaraciaba do Norte, no Ceará. Partiu para o Rio de Janeiro em 1928 para fazer medicina. Fez pesquisas e análises de documentos sobre a música no Brasil, chegando a reunir uma grande coleção de manuscritos e edições raras de música brasileira desde o período colonial. Veio a ocupar cargos públicos na área da música, foi vice-presidente da Orquestra Sinfônica Brasileira e membro do Conselho de Música Erudita do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro. Dirigiu a Revista Brasileira de Cultura, onde assinou artigos sobre música brasileira. Sua contribuição maior para a historiografia brasileira foi o livro A Modinha e o lundu no século XVIII (Ricordi, 1964). Publicou também grande quantidade de artigos em jornais e revistas especializadas.
Em 1976 foi responsável, ao lado de Ricardo Cravo Albin, pela seleção de repertório dos álbuns Chorada, chorões e chorinhos (1976) e A modinha (1977), da série Cantares brasileiros, pelos textos dos encartes e pela escolha dos arranjadores e intérpretes. Os álbuns foram oferecidos como brindes de Natal pela Companhia Internacional de Seguros, naqueles anos. O livro Rapsódia brasileira, com textos seus publicados na imprensa, foi publicado pela Universidade do Ceará, seis anos após a sua morte. Foi violonista amador e chorão. Chegou a publicar alguns choros de sua autoria para violão.
A Coleção de Música Mozart de Araújo passou a integrar a Biblioteca do Banco do Brasil no início dos anos 1990. A Biblioteca ocupa uma área de 2200 m² localizada no 5° andar, onde mantém um acervo com cerca de 120.000 títulos, constantemente atualizados e conservados. Originalmente voltada para assuntos técnicos, é hoje uma importante fonte de consulta nas áreas de Arte, Música, Literatura e Ciências Sociais.
Cerca de 1.970 títulos de choros (variações do gênero) dentre os 6.000 títulos levantados por Mauricio Carrilho e Anna Paes na pesquisa Inventário do Repertório do Choro no Século XIX, com apoio do Programa de Bolsas Rio-Arte, foram localizados na Coleção de Música Mozart Araújo. A maioria dos títulos se refere a partituras editadas para piano, mas também se encontram na forma de manuscritos e arranjos para pequenas orquestras e bandas.
Estado da Coleção/Acessibilidade
O acervo está em processo de digitalização.
Indicação para o plano de salvaguarda
Website da Coleção/Instituição
Contato - Telefone
+55 21 3808-2030||+55 21 3808-2015
Contato - Email
ccbbrio@bb.com.br
Referências
MOZART DE ARAUJO. Dicionario de MPB. Disponível em: https://dicionariompb.com.br/mozart-de-araujo/dados-artisticos
CENTRO CULTURAL DO BANCO DO BRASIL. Redarte, disponível em: https://www.redarte.org.br/centro-cultural-banco-do-brasil/