Metadados
Institucionalidade
Acervo Pessoal/Familiar
Instituições/Pessoas
Maria Teresa Madeira
Região
Cidade/Estado
Descrição Geral
O acervo, de propriedade da pianista, professora e pesquiadora Maria Teresa Madeira, contém partituras editadas e manuscritas de autoria da pianista e compositora carioca Carolina Cardoso de Menezes. Contém ainda CDs com gravações de seus discos em 78 rpm copiados do arquivo Nirez, gravações de performances não-comerciais, gravações de entrevistas, bilhetes, cartas pessoais e fotografias.
Entre as partituras manuscritas estão Lembrando Nazareth (escrita pelo copista Miguel Nobre), presente de Carolina à Maria Teresa; Nossos momentos felizes (inédita), além de transcrições, como Rosas amarelas para uma pianista e Ping Pong, feitas por Maria Teresa Madeira. Há uma fotografia e uma gravação não-comercial de Carolina tocando em sua última apresentação, no aniversário de 40 anos de Maria Teresa, na Sala Funarte. Há também uma gravação não-comercial de Preludiando, onde Carolina toca em sua casa, além de um depoimento à Rádio Jornal do Brasil.
Histórico
O acervo Carolina Cardoso de Menezes, pertencente a Maria Teresa Madeira, foi formado a partir do contato que a pianista passou a ter com Carolina Cardoso de Menezes por ocasião do evento que comemorou a doação do piano de Ernesto Nazareth ao Museu da Imagem e do Som-RJ, em 1997, onde ambas foram artistas convidadas. A partir de então estabeleceu-se uma amizade entre ambas, que mais tarde inspiraria Maria Teresa a desenvolver sua tese de Doutorado Carolina Cardoso de Menezes, a pianeira (2016).
Carolina Cardoso de Menezes (RJ, 31/05/1913 – RJ, 31/12/2000) nasceu no Rio de Janeiro em uma família musical, de pianistas e compositores. Seu pai, Oswaldo Cardoso de Menezes, era pianista popular e compositor. Sua mãe, Mercedes Gertrudes, mais conhecida como Dona Sinhá, era pianista e tocava em reuniões familiares. Seu tio por parte de mãe, Alberico de Souza, conhecido como Bequinho, também era pianista popular. Seus avós, Antônio Cardoso de Menezes e Judith Ribas, eram pianistas e se apresentaram em recital a quatro mãos para o imperador D. Pedro II. Seu tio, Antônio Frederico Cardoso de Menezes, era autor teatral, e escreveu quatro peças com música de Chiquinha Gonzaga.
Aos 16 anos, em 1929, Carolina participou da histórica gravação do samba Na Pavuna de Almirante e Homero Dornelas com o Bando de Tangarás (integrado por Noel Rosa, Almirante, Braguinha, entre outros), onde pela primeira vez seria gravada em disco uma batucada com tamborim, cuíca, surdo e pandeiro. Em 1931, aos 18 anos, grava pela primeira vez como solista, além de suas composições, as de compositores nacionais.
Atuou em várias rádios cariocas (Rádio Sociedade, Rádio Educadora, Philips, Mayrink Veiga, Tupi), e em 1944 transferiu-se para a Rádio Nacional, onde permaneceu até se aposentar em 1968.
Gravou muitos discos como pianista solista e/ou acompanhadora de cantores e de instrumentistas, em um repertório que incluía a obra de grandes compositores de choro, como Ernesto Nazareth, além de suas próprias composições. Com o multi-instrumentista Garoto (Aníbal Augusto Sardinha), gravou três discos em 78 rpm antológicos.
Foi a mulher instrumentista mais atuante no universo do choro desde Chiquinha Gonzaga. A linguagem musical de Carolina alia virtuosismo pianístico a uma grande riqueza rítmica. O seu toque extremamente balançado era inconfundível e contribuiu decisivamente para a popularização do piano como instrumento de choro e de samba.
Estado da Coleção/Acessibilidade
O acervo está em bom estado de conservação. Não encontra-se digitalizado e a acessibilidade é restrita, pois trata-se de um acervo particular.
Indicação para o plano de salvaguarda
Acervo/coleção necessita de digitalização (total ou parcial) | Acervo/coleção necessita de informatização de catalogação (total ou parcial)
Informações Complementares
O ano de 1916 é citado em muitas biografias como o de nascimento de Carolina Cardoso de Menezes, mas este dado foi corrigido por Maria Teresa Madeira, a partir do acesso ao seu testamento, doado pela família por ocasião do desenvolvimento de sua pesquisa de doutorado sobre a pianista e compositora. .
Sua discografia contém 59 discos em 78 rpm (de 1931 – 1956) e 15 LPs (1953 – 1963).
Diversos cantores renomados gravaram algumas de suas composições a partir da década de 1930, como Francisco Alves, Sílvio Caldas, Carlos Galhardo, Gilberto Milfont, Orlando Silva, Cauby Peixoto, Linda Batista, Quatro Azes e um Coringa, Lúcio Alves, entre outros.
Participou do CD Memória do piano brasileiro Vol. 1, lançado em 1997, que incluiu quatro interpretações suas ao vivo no Museu da Imagem e do Som-SP, em uma compilação de gravações de pianistas.
Seu último disco, o CD Preludiando (Selo Accoustic) foi gravado em 1997, com interpretações de clássicos do choro como Lamentos, de Pixinguinha, Odeon, de Ernesto Nazareth, além de composições suas, tocados ao piano elétrico. Neste ano, participou do evento que comemorou a doação do piano de Ernesto Nazareth ao Museu da Imagem e do Som-RJ.
No ano de seu falecimento participou de um recital na Sala Cecília Meireles (RJ), a fim de angariar fundos para a Rádio MEC; realizou um recital no programa Sala de Concerto, ao vivo pela Rádio MEC; e fez sua última aparição pública na Sala Funarte (RJ), em recital da pianista Maria Teresa Madeira por ocasião do seu aniversário de 40 anos.
Contato - Email
pianopiano@uol.com.br
Referências
http://www.institutopianobrasileiro.com.br/enciclopledia/Carolina-Cardoso-de-Menezes
MADEIRA, Maria Teresa. Depoimento à equipe de pesquisa realizado em 30 de abril de 2021.
MADEIRA, Maria Teresa. Carolina Cardoso de Menezes, a pianeira. Rio de Janeiro, 2016. [133 f.] Tese (Doutorado em Música) Centro de Letras e Artes da UNIRIO, Rio de Janeiro, 2016.
PAES, Anna. Encarte do CD Mulheres no Choro. Acari Records, 2001.