Metadados
Institucionalidade
Acervo Institucional
Instituições/Pessoas
Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro – MIS-RJ Presidente: Cesar Miranda Ribeiro Gerência de Acervo: Maria Helena Cardoso de Oliveira
Região
Cidade/Estado
Endereço
Rua Visconde de Maranguape, nº 15
Descrição Geral
A Coleção Braguinha foi doada ao MIS-RJ em 2013. É composta por fotografias, discos, fitas K-7, fitas de rolo, partituras e documentos textuais.
Foram localizadas 32 referências ao choro, ou variantes da palavra choro, na Coleção Braguinha: 1 item na biblioteca; 1 partitura e 30 itens no setor sonoro.
Histórico
Carlos Alberto Ferreira Braga, o Braguinha (29/03/1907 - 24/12/2006) era carioca. Desde cedo teve interesse pela música. Aos 16 anos compôs sua primeira música: Vestidinho Encantado.
Em meados de 1928, com Henrique Brito, Alvinho, Noel Rosa e Almirante formou o grupo Flor do Tempo e passaram a se apresentar em casas de amigos e em clubes. No ano seguinte, em 1929, o grupo passou a se chamar Bando de Tangarás e gravaram 19 músicas, sendo 15 de autoria de Braguinha.
Estudante de arquitetura, inspirou-se no pássaro arquiteto João de Barro para criar o pseudônimo, uma vez que seu pai não queria o nome de família envolvido com música popular, devido aos preconceitos que marcavam essa época.
O Bando de Tangarás se desfez em 1933, mas foi durante sua existência que sua carreira ganhou impulso. Braguinha tornou-se um dos principais compositores de músicas carnavalescas.
Em 1934, João de Barro conheceu duas pessoas que marcariam sua carreira: Alberto Ribeiro, seu maior parceiro, e Wallace Downey, cineasta e produtor cinematográfico norte-americano que o conduziu à carreira do cinema e à indústria de discos. Braguinha participou como roteirista e assistente de direção em filmes da Cinédia, uma das principais produtoras cinematográficas do país nos anos 1930 e 1940. Juntamente com Alberto Ribeiro, escreveu argumentos e composições para a trilha sonora de filmes como Alô, Alô, Brasil e Estudantes, cuja personagem principal foi estrelada por Carmem Miranda.
Braguinha foi idealizador da Coleção Disquinho, lançada pela Continental em 1960: uma coleção de 70 discos no formato de pequenos vinis coloridos, contendo a narração de histórias infantis – clássicos de Perrault, Grimm, La Fontaine – entremeadas por canções (a maioria compostas por ele) com arranjos de Radamés Gnattali para orquestra, músicos de choro, e participação de artistas como Dalva de Oliveira, Carlos Galhardo, entre outros.
Estado da Coleção/Acessibilidade
A coleção está em bom estado de conservação, tendo sido digitalizada. Está acessível através da consulta presencial na sede do MIS.
Informações Complementares
O acervo do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro/MIS-RJ é constituído por 34 coleções com cerca de 330 mil itens que reúnem documentos nos mais variados suportes, como discos, fitas de áudio e vídeo, películas, fotografias, partituras, documentos textuais, documentos bibliográficos e objetos tridimensionais.
O acervo é formado a partir de coleções particulares de pessoas e instituições vinculadas à cultura e, em especial, à música — compositores, cantores, maestros, radialistas, críticos musicais e produtores de discos dentre outros.
As primeiras coleções adquiridas no momento da fundação do MIS, em 1965, foram as dos fotógrafos Augusto Malta (1864-1957), Guilherme Santos (1871 – 1966) e do radialista, cantor e pesquisador musical Henrique Foreis Domingues (1908-1980), conhecido como Almirante. Estas foram as únicas coleções obtidas por compra. As demais coleções chegaram ao museu por meio de doação.
Das 34 coleções do MIS, a palavra choro ou variantes do choro foram encontradas em 20 coleções:
Coleção Almirante;
Coleção Braguinha;
Coleção Depoimentos para a Posteridade;
Coleção Discoteca Pública do Distrito Federal;
Coleção Elizeth Cardoso;
Coleção Hermínio Bello de Carvalho;
Coleção Herivelto Martins;
Coleção Irmãs Batista;
Coleção Jacob do Bandolim;
Coleção Jorge Murad;
Coleção Lúcio Rangel;
Coleção Luiz Carlos Saroldi;
Coleção MIS (doação avulsas);
Coleção Nara Leão;
Coleção Odete Amaral;
Coleção Paulo Tapajós;
Coleção Rádio Nacional;
Coleção Sérgio Cabral;
Coleção Waldir Azevedo;
Coleção Zezé Gonzaga
A identificação dos itens relacionados ao choro foi realizada com a colaboração dos pesquisadores Jorge Mello e Mariana Pontim.
Website da Coleção/Instituição
Contato - Email
presidencia@mis.rj.gov.br gerenciadeacervo@mis.rj.gov.br
Referências
APRESENTAÇÃO. Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, Disponível em: http://www.mis.rj.gov.br/apresentacao/
OLIVEIRA, Maria Helena Cardoso. Informações fornecidas à equipe de pesquisa em 28 de junho de 2021.
Coleção Disquinho: Quem conhece levanta a mão. https://curitibadegraca.com.br/quem-conhece-levanta-a-mao/ 29 de abril de 2020. Acesso em 14 de julho de 2021.