Metadados
Institucionalidade
Acervo Institucional
Instituições/Pessoas
Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro – MIS-RJ Presidente: Cesar Miranda Ribeiro Gerência de Acervo: Maria Helena Cardoso de Oliveira
Região
Cidade/Estado
Endereço
Rua Visconde de Maranguape, nº 15
Descrição Geral
A Coleção Almirante é uma das mais relevantes do país no que tange à memória da música popular brasileira, com foco especial na música carioca. Contém centenas de partituras editadas e manuscritas de compositores de choro e outros gêneros musicais brasileiros, do século XIX e XX, livros, fotos, recortes de jornais, roteiros de programas de rádio, instrumentos musicais, etc.
Histórico
A trajetória de Almirante (Henrique Foreis Domingues) (1908 – 1980) como radialista e produtor de programas radiofônicos foi marcada pelo pioneirismo na sistematização de fontes sobre a música popular urbana e por ações de defesa e valorização do patrimônio cultural e artístico brasileiro. Teve grande parcela de responsabilidade pela transição da memória social oral para a memória social escrita da música popular brasileira ao criar um arquivo e instigar a produção de vestígios históricos; contribuiu para o reconhecimento da música popular urbana como objeto de estudos e para o desenvolvimento da sua historiografia; participou ativamente na construção e consolidação de referenciais estéticos característicos da identidade da música popular brasileira. Um dos exemplos emblemáticos dessa linha de ação se evidencia no programa de rádio semanal O pessoal da velha guarda, apresentado e produzido por Almirante entre 1947 e 1952, sob a direção musical de Pixinguinha, levando ao público interpretações ao vivo de músicas tradicionais das serenatas do Rio Antigo – polcas, schottischs, valsas, modinhas, choros – de fins do século XIX e início do XX.
A coleção Almirante foi adquirida pelo governo do Estado do Rio de Janeiro na época da inauguração do MIS, em 1965.
Foram localizadas 1.891 referências ao choro, ou variantes da palavra choro, na Coleção Almirante: 332 itens na biblioteca; 10 itens no setor iconográfico; 1501 partituras; 11 itens no setor sonoro e 37 itens no setor textual.
Estado da Coleção/Acessibilidade
A coleção está em bom estado de conservação, tendo sido digitalizada. Está acessível através da consulta presencial na sede do MIS.
Informações Complementares
Entre os objetos tridimensionais da Coleção Almirante estão um pandeiro e um reco-reco; flâmulas e medalhas comemorativas do I Festival da Velha Guarda em 25 de abril de 1954, oferecidos pela Comissão do IV Centenário da Cidade de São Paulo e pela Rádio Record; condecorações relativas ao II Festival da Velha Guarda na Rádio Record, em 1955; uma pintura (óleo sobre tela) de Pixinguinha.
O acervo do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro/MIS-RJ é constituído por 34 coleções com cerca de 330 mil itens que reúnem documentos nos mais variados suportes, como discos, fitas de áudio e vídeo, películas, fotografias, partituras, documentos textuais, documentos bibliográficos e objetos tridimensionais.
O acervo é formado a partir de coleções particulares de pessoas e instituições vinculadas à cultura e, em especial, à música — compositores, cantores, maestros, radialistas, críticos musicais e produtores de discos dentre outros.
As primeiras coleções adquiridas no momento da fundação do MIS, em 1965, foram as dos fotógrafos Augusto Malta (1864-1957), Guilherme Santos (1871 – 1966) e do radialista, cantor e pesquisador musical Henrique Foreis Domingues (1908-1980), conhecido como Almirante. Estas foram as únicas coleções obtidas por compra. As demais coleções chegaram ao museu por meio de doação.
Das 34 coleções do MIS, a palavra choro ou variantes do choro foram encontradas em 20 coleções:
Coleção Almirante;
Coleção Braguinha;
Coleção Depoimentos para a Posteridade;
Coleção Discoteca Pública do Distrito Federal;
Coleção Elizeth Cardoso;
Coleção Hermínio Bello de Carvalho;
Coleção Herivelto Martins;
Coleção Irmãs Batista;
Coleção Jacob do Bandolim;
Coleção Jorge Murad;
Coleção Lúcio Rangel;
Coleção Luiz Carlos Saroldi;
Coleção MIS (doação avulsas);
Coleção Nara Leão;
Coleção Odete Amaral;
Coleção Paulo Tapajós;
Coleção Rádio Nacional;
Coleção Sérgio Cabral;
Coleção Waldir Azevedo;
Coleção Zezé Gonzaga
A identificação dos itens relacionados ao choro foi realizada com a colaboração dos pesquisadores Jorge Mello e Mariana Pontim.
Website da Coleção/Instituição
Contato - Email
presidencia@mis.rj.gov.br gerenciadeacervo@mis.rj.gov.br
Referências
APRESENTAÇÃO. Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, Disponível em: http://www.mis.rj.gov.br/apresentacao/
OLIVEIRA, Maria Helena Cardoso. Informações fornecidas à equipe de pesquisa em 28 de junho de 2021.
PAES, Anna. Almirante e O pessoal da velha guarda: memória, história e identidade. 2012. Dissertação (Mestrado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.