Metadados
Institucionalidade
Acervo Institucional
Instituições/Pessoas
Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro – MIS-RJ Presidente: Cesar Miranda Ribeiro Gerência de Acervo: Maria Helena Cardoso de Oliveira
Região
Cidade/Estado
Endereço
Rua Visconde de Maranguape, nº 15
Descrição Geral
O clarinetista e saxofonista Abel Ferreira é um dos maiores instrumentistas e compositores da história do choro. A Coleção Abel Ferreira é composta por objetos tridimensionais e um arquivo sonoro. Entre os objetos tridimensionais estão placas comemorativas, um clarinete e um saxofone. O arquivo sonoro refere-se ao Seminário Panorama do Rádio, coordenado por Luiz Carlos Saroldi. Entre as placas comemorativas estão uma placa oferecida por chorões de Curitiba, em setembro de 1977; outra placa do I Festival Nacional do Choro, em homenagem aos seus 50 anos de choro, oferecida pela Rede Bandeirantes, em São Paulo (1977); duas placas relativas ao II e ao III Prêmio Playboy de Música Popular Brasileira, como melhor instrumentista, em 1979; uma placa oferecida pelo povo e as autoridades de São Carlos, em 1977; uma placa oferecida pelo I Comando do Exército, em 1979.
Histórico
Autodidata, Abel Ferreira despertou para a música ao ouvir a banda filarmônica de sua cidade. Começou a tocar gaita aos cinco anos, flauta de bambu aos sete e clarineta aos doze, sob a orientação de Hipácio Gomes - único professor de música que teve. Aos 15 anos começou a tocar sax. Contratado aos 17 anos pela Rádio Guarani, de Belo Horizonte, sua carreira se consolida a partir de 1943, quando passa pelas orquestras de Vicente Paiva e Bené Nunes, até ingressar na Rádio Nacional, em 1949.
Daí em diante, começa a viajar pelo Brasil e pelo mundo em diversas formações. Com o cantor Paulo Tapajós, cria em 1952 a Escola de Ritmos, que leva para diversas cidades brasileiras. Em 1957, apresenta-se em Portugal com conjunto próprio. No ano seguinte, cria o grupo Os Brasileiros, formado por Sivuca, o Trio Iraquitã e o maestro Guio de Morais, com o qual percorre vários países da Europa. Ao longo da carreira apresenta-se também nos Estados Unidos, Havaí, Argentina e União Soviética.
Dono de ouvido absoluto, Abel Ferreira dominava a teoria musical e a técnica erudita, tocando piano e fazendo arranjos. Em 1977, grava o Concertino para Clarinete e Orquestra, de Carl Maria von Weber, com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência do maestro Júlio Medaglia. Reconhecido como criador de uma escola brasileira de sopro - juntamente com Pixinguinha e Luiz Americano - , Abel Ferreira faz parte da mesma geração de compositores de choro à qual pertencem Jacob do Bandolim, Severino Araújo e Raul de Barros. Compôs mais de 50 músicas, entre choros, valsas, maxixes, baiões e outros gêneros, alguns dos quais registrados no LP autoral Brasil, Sax e Clarineta, que lançou em 1976 pelo selo Marcus Pereira. Alguns dos clássicos de sua obra são os choros Chorando baixinho, Acariciando e a valsa Luar de Coromandel.
Estado da Coleção/Acessibilidade
A coleção está em bom estado de conservação. Está acessível através da consulta presencial na sede do MIS.
Informações Complementares
O acervo do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro/MIS-RJ é constituído por 34 coleções com cerca de 330 mil itens que reúnem documentos nos mais variados suportes, como discos, fitas de áudio e vídeo, películas, fotografias, partituras, documentos textuais, documentos bibliográficos e objetos tridimensionais.
O acervo é formado a partir de coleções particulares de pessoas e instituições vinculadas à cultura e, em especial, à música — compositores, cantores, maestros, radialistas, críticos musicais e produtores de discos dentre outros.
As primeiras coleções adquiridas no momento da fundação do MIS, em 1965, foram as dos fotógrafos Augusto Malta (1864-1957), Guilherme Santos (1871 – 1966) e do radialista, cantor e pesquisador musical Henrique Foreis Domingues (1908-1980), conhecido como Almirante. Estas foram as únicas coleções obtidas por compra. As demais coleções chegaram ao museu por meio de doação.
Das 34 coleções do MIS, a palavra choro ou variantes do choro foram encontradas em 20 coleções:
Coleção Almirante;
Coleção Braguinha;
Coleção Depoimentos para a Posteridade;
Coleção Discoteca Pública do Distrito Federal;
Coleção Elizeth Cardoso;
Coleção Hermínio Bello de Carvalho;
Coleção Herivelto Martins;
Coleção Irmãs Batista;
Coleção Jacob do Bandolim;
Coleção Jorge Murad;
Coleção Lúcio Rangel;
Coleção Luiz Carlos Saroldi;
Coleção MIS (doação avulsas);
Coleção Nara Leão;
Coleção Odete Amaral;
Coleção Paulo Tapajós;
Coleção Rádio Nacional;
Coleção Sérgio Cabral;
Coleção Waldir Azevedo;
Coleção Zezé Gonzaga
A identificação dos itens relacionados ao choro foi realizada com a colaboração dos pesquisadores Jorge Mello e Mariana Pontim.
Website da Coleção/Instituição
Contato - Email
presidencia@mis.rj.gov.br gerenciadeacervo@mis.rj.gov.br
Referências
http://www.mis.rj.gov.br/apresentacao/
OLIVEIRA, Maria Helena Cardoso. Informações fornecidas à equipe de pesquisa em 28 de junho de 2021.
Verbete “Abel Ferreira” na seção Acervos do site da Casa do Choro. Disponível em https://acervo.casadochoro.com.br/cards/view/1526. Acesso em 27 de julho de 2021.