Metadados
Institucionalidade
Acervo Institucional
Instituições/Pessoas
Universidade Federal de Pelotas
Região
Cidade/Estado
Endereço
Conservatório de Música de Pelotas R. Félix Xavier da Cunha, 651 - Centro, Pelotas - RS, 96010-000
Descrição Geral
O acervo Octávio Dutra (1884-1937) conta com material bastante vasto e diversificado de sua trajetória como músico e compositor pioneiro do choro no Rio Grande do Sul. Entre o conteúdo do acervo estão álbuns de partituras impressas e manuscritas para diferentes contextos, como os cordões e blocos de Carnaval, orquestras radiofônicas e de Teatro de Revista, jingles, e obras avulsas para vários instrumentos, bem como uma larga coleção de versos do autor, material didático da atuação de Octavio como docente, fotos, notas de imprensa, além de um raro álbum de recortes de jornal, possivelmente organizado por sua filha Dioctavina Dutra.
Somam-se aos itens que foram do próprio compositor, arquivos que pertenceram a alunos(as), e parentes próximos de Octávio, como Dioctavina e Adelina Dutra, por exemplo. Tais documentos ajudam a contar a trajetória do choro em Porto Alegre ao longo do século XX, especialmente da atuação da OFIPPA - Orquestra Filarmônica Popular de Porto Alegre, antes intitulada Orquestra Octávio Dutra, dirigida por seu sobrinho Voltaire Dutra Paes.
Histórico
O acervo do músico e compositor Octávio Dutra pertenceu originalmente à família do músico que detinha sua posse. A filha de Octávio, Dioctavina Dutra levou o acervo a São Paulo, mas sua sobrinha neta Sônia Paes Porto o trouxe em malas de volta ao RS após o falecimento de familiares responsáveis pela tutela do Acervo, e o mesmo ficou armazenado em sua casa. A coleção foi então doada por Sônia a Hardy Vedana em 1985, que mais tarde, já na década de 2000 a vendeu ao produtor audiovisual Carlos Peralta, da Guarujá Produções para a realização de um documentário sobre Octávio Dutra, intitulado Espia só... (2012) por Carlos Peralta e Saturnino Rocha. Em 2013, através de patrocínio cultural do projeto Rumos – Itaú Cultural, o acervo foi transferido, sob responsabilidade de Márcio de Souza, para o Centro de Documentação Musical do Conservatório de Música da UFPel para a devida higienização, restauração, acondicionamento e digitalização, com o apoio de funcionários e bolsistas da UFPEL.
Márcio de Souza (principal pesquisador da vida e obra do compositor no RS), realizou um livro e um songbook contemplando descobertas do Acervo. Atualmente, o acervo físico encontra-se no Conservatório de Música de Pelotas, com prospecção de ser trasladado à Discoteca L.C. Vinholes. Passa, atualmente, por processo de revisão e edição da digitalização e catalogação realizadas anteriormente, desta vez por nova equipe do Núcleo de Música Popular da Ufpel e pesquisadores externos.
Estado da Coleção/Acessibilidade
O acervo está integralmente digitalizado e encontra-se majoritariamente catalogado, encontrando-se disponível em https://acervosvirtuais.ufpel.edu.br/acervodochorodepelotas/
Indicação para o plano de salvaguarda
Informações Complementares
Detalhe da análise do conteúdo do Acervo, por Márcio de Souza:
1. Partituras
1.1. Música instrumental
1.1.1. Música orquestral: a) composição própria; b) arranjo
1.1.2. Música para violão
1.1.3. Música para piano
1.1.4. Música para flauta ou bandolim
1.1.5. Música para regional de choro
1.1.6. Música para instrumentos de sopro
1.2 Música vocal
1.2.1. Música para canto e violão
1.2.2. Música para canto e piano
1.2.3. Músicas de carnaval (cordões carnavalescos)
1.2.4. Letras de canções
2. Revistas Musicais
2.1. Roteiro/Libreto
2.2. Parte lírica
3. Cadernos (Álbuns Musicais)
3.1. Composições próprias
3.2. Outros compositores
4. Notas jornalísticas
4.1. Notícias artísticas sobre Octávio Dutra
4.2. Necrológio de Octávio Dutra
4.3. Notas biográficas
5. Imagens
5.1. Fotografias da família
Em uma revisão do material digitalizado, observa-se uma grande quantidade de partituras avulsas que precisam ser investigadas quanto à sua vinculação em repertórios específicos e compiladas em arranjos, pois não se encontram catalogadas em cadernos ou álbuns desde sua origem física.
Ao total são 13 pastas de digitalizações.
Website da Coleção/Instituição
https://wp.ufpel.edu.br/bachpopmus/nump/ (Referência da equipe encarregada pelo processo atual do Acervo Octávio Dutra)
Contato - Telefone
(53)84575684 (Márcio de Souza)(Privados/Não divulgável)
Contato - Email
(Não divulgável) marciovisky@gmail.com
Referências
ESPIA só. Dirigido por Saturnino Rocha. Porto Alegre: Guarujá Produções, 2010.
SOUZA, Márcio de. Depoimento à equipe de pesquisa em 08 de Abril 2021
SOUZA, Márcio de. Mágoas do violão: mediações culturais na música de Octávio Dutra (Porto Alegre, 1900-1935). Tese de Doutorado. PUC-RS. Porto Alegre, 2010
SOUZA, Márcio de. Espia Só... o violão de Octávio Dutra! Duo Retrato Brasileiro. Porto Alegre: Fumproarte/Novodisc, 2003
SOUZA, Márcio de. Songbook Espia Só - As Músicas de Octávio Dutra. Porto Alegre: Laser Press, 2016
VEDANA, Hardy. A Elétrica e os Discos Gaúcho. Porto Alegre: Petrobras Patrocínio, LIC 2006
VEDANA, Hardy. Octávio Dutra na história da música de Porto Alegre. Porto Alegre, Sec. Munic. POA - Fumproarte, 2000