Metadados
Institucionalidade
Acervo Pessoal/Familiar
Instituições/Pessoas
Marco César
Região
Cidade/Estado
Descrição Geral
Acervo particular do bandolinista, professor e pesquisador pernambucano Marco César, grande referência do choro na região. A coleção é composta por centenas de partituras de compositores de todo o país, discos (LP - long play), CDs e cerca de 700 fitas cassetes.
Histórico
O acervo foi sendo formado em mais de 40 anos, no decorrer da trajetória de Marco César, como estudante e profissional da música. Alguns itens também foram herdados da coleção do pai do bandolinista, Manoel Xavier de Brito, o Tozinho. Entre esses materiais herdados de seu pai, estão as fitas cassetes, que são em sua maioria cópias do material fonográfico registrado em fitas de rolo.
Tanto por sua variedade de informações e documentos quanto por seu estado de conservação é um acervo dos mais importantes para a história do choro pernambucano. Há no acervo produções de nomes importantes para a história do choro como Canhoto da Paraíba, Henrique Annes, Jacaré, Avena de Castro, Bozó Sete Cordas, Conjunto Pernambucano de Choro e muitos outros. E ainda, a coleção de Tozinho, pai de Marco César, com registro de rodas de choros e trocas de arquivos musicais entre os chorões mais antigos. (essa coleção precisa ainda ser catalogada com mais detalhes, segundo o bandolinista).
Estado da Coleção/Acessibilidade
O acervo encontra-se bem preservado. Marco César aluga há muitos anos uma sala onde mantém seu acervo e ministra aulas particulares. O espaço é pequeno, mas o acervo é mantido de forma bem organizada, com todos os materiais separados de acordo com o formato. O bandolinista acredita que apenas cinco por cento de seu acervo esteja digitalizado. O acervo é particular, mas o proprietário é bem solícito para permitir consultas.
Indicação para o plano de salvaguarda
Acervo/coleção necessita de catalogação (total) | Acervo/coleção necessita de digitalização (total ou parcial) | Acervo/coleção necessita de higienização | Acervo/coleção necessita de informatização de catalogação (total) | Intenção de doação do acervo/coleção para instituição pública ou de interesse público (parcial)
Informações Complementares
Marco César é bandolinista, copista, professor, compositor, arranjador e diretor artístico com mais de 40 anos de vivências no choro. Graduado em Geografia e em Música, e mestre em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor aposentado do Conservatório Pernambucano de Música, professor do Instituto Federal de Pernambuco e das Faculdades Integradas AESO – Barros Melo. Em Recife, sobretudo para as cordas dedilhadas, é um dos professores que mais formou alunos.
Contato - Telefone
(81) 99922 7268
Contato - Email
mcbandolim@hotmail.com
Referências
CÉSAR, Marco. Depoimento à equipe de pesquisa realizado em 18 de março de 2021.