Metadados
Está ativa? (considerar as rodas e lugares ativos até a pandemia)
Não
Região
Cidade/Estado
Endereço
Rua Professor Alfredo Gomes, 12 – Botafogo
Descrição Geral e/ou Histórico
As rodas de choro na casa dos pais de Afonso Machado – Raul Dodsworth Machado e Nadir Dodsworth Machado – começaram a acontecer a partir do entusiasmo gerado pelo show Sarau, dirigido por Paulinho da Viola, em 1973, com roteiro de Sergio Cabral. O objetivo desse show foi colocar o conjunto Época de Ouro, fundado por Jacob do Bandolim, novamente em evidência, após o falecimento de Jacob em 1969.
Os componentes do Época de Ouro, além de músicos jovens e veteranos de choro, passaram a frequentar o Sarau do Dr. Raul, ou Sarau de Botafogo, que aconteceram com frequência quase semanal ao longo de vinte anos. Alguns dos músicos lembrados por Afonso Machado, presentes nos saraus, foram César Faria, Raphael Rabello, Canhoto da Paraíba, Dino 7 Cordas, Meira, Mauricio Carrilho, Damásio, Luiz Otávio Braga (violões), José Maria Braga, Copinha (flautas), Déo Rian, Joel Nascimento, Rossini Ferreira (bandolins), Alexandre Paiva, Luciana Rabello (cavaquinhos), Claudionor Cruz (violão e cavaquinho).
Segundo Afonso, “abria-se uma janela para se tocar samba”, que eram cantados por Elton Medeiros, Mauro Duarte, Paulo César Pinheiro, Cristina Buarque, Cláudia Savaget, entre outros.
Uma roda especialmente lembrada foi a que aconteceu por ocasião do aniversário de 18 anos de Raphael Rabello, com a presença massiva de grandes violonistas. Segundo Afonso Machado, em 1993 houve um sarau, que talvez tenha sido o último com seu pai vivo, onde Raphael Rabello também esteve presente.
Após essa data outros saraus aconteceram, mas sem regularidade. Infelizmente não há registro de som dos saraus.
Referências
Machado, Afonso. Depoimento à equipe de pesquisa realizada em 18 de maio de 2021.