Metadados
Institucionalidade
Acervo Pessoal/Familiar
Instituições/Pessoas
Celso Alves da Cruz
Região
Cidade/Estado
Descrição Geral
Acervo pessoal do clarinetista Celso Cruz, importante nome ligado à construção do Clube de Choro de Brasília. O acervo é formado por duas fitas K7s contendo a gravação de dois shows do Clube do Choro de Brasília realizados em 04/09/1976 e 14/11/1976 com a presença de músicos fundamentais na consolidação do choro em cidade, como Avena de Castro, Odette Ernest Dias e Alencar 7 Cordas, dentre outros.
Histórico
Em 1976, o clarinetista Celso Cruz sugeriu a criação de um Clube do Choro de Brasília, a partir da observação da formação de Clubes do Choro em São Paulo e no Rio de Janeiro.
A partir da sugestão de Celso Cruz e de movimentações de choro que já ocorriam na cidade pelo menos desde 1968, alguns chorões formaram o Clube do Choro de Brasília, ainda no ano de 1976.
A partir de então, além das reuniões aos sábados que já ocorriam desde 1968 (frequentemente sob a liderança musical do citarista Avena de Castro), esses chorões pioneiros passaram a fazer apresentações públicas representando o recém-inaugurado Clube do Choro de Brasília (criado, portanto, em 1976 e oficializado institucionalmente em 1977).
No ano de 1976, ocorreram ao menos 6 apresentações desse grupo, no Teatro Galpão, na Escola Parque e na Universidade de Brasília. Duas dessas apresentações foram gravadas pelo técnico responsável pela sonorização dos shows e entregues ao músico Celso Cruz.
Cerca de 18 músicos participaram dos shows, dentre eles: Avena de Castro (cítara), Pernambuco do Pandeiro, Bide da Flauta, Valdir Azevedo (cavaco), Odette Ernest Dias (flauta), Reco do Bandolim, Ely do Cavaco, Alencar 7 Cordas, Hamilton Costa (violão), Nivaldo da Flauta e Celso Cruz (clarinete).
Estado da Coleção/Acessibilidade
As fitas K7 estão em bom estado de conservação. Apenas uma delas foi digitalizada
Indicação para o plano de salvaguarda
Acervo/coleção necessita de digitalização (total ou parcial)
Contato - Email
celsoadacruz@yahoo.com.br
Referências
CRUZ, Celso. Depoimento concedido à equipe de pesquisa em 6 de abril de 2021.