Metadados
Institucionalidade
Acervo Institucional
Instituições/Pessoas
Instituto Moreira Salles
Região
Cidade/Estado
Endereço
Rua Marquês de São Vicente, 476 – Gávea, Rio de Janeiro - CEP 22451-040
Descrição Geral
A coleção Elizeth Cardoso integra a Reserva Técnica do IMS, inaugurada no início dos anos 2000. É formada por centenas de documentos, álbuns de fotografias e recortes, coleção de discos, pôsteres de seus shows, partituras com arranjos e orquestrações, objetos de uso pessoal e mais de cem fitas gravadas em cassete (91 ítens) e VHS (12 ítens). Não se trata de um acervo específico de choro, mas pela atuação profissional da cantora ao lado de músicos importantes do choro, há diversos itens relacionados ao gênero.
Histórico
A coleção Elizeth Cardoso foi adquirida pelo IMS em outubro de 2003. Sua relevância está no fato de Elizeth Cardoso (1920 – 1990) ter sido uma das principais cantoras da história da música popular brasileira.
Entre as partituras há arranjos e orquestrações de maestros como Léo Peracchi e Lindolfo Gaya, produzidos para discos e espetáculos da artista. As fitas cassete trazem gravações de ensaios que Elizeth participou, em especial com o violonista Baden Powell.
Elizeth estreou como cantora quando ainda era criança na Sociedade Carnavalesca Kananga do Japão. Aos 14 anos passou a frequentar, com o tio, reuniões na casa de músicos como Pixinguinha. Levada por Jacob do Bandolim para a Rádio Guanabara, estreou no Programa Suburbano, onde passou a se apresentar semanalmente. No início de 1950 lançou seu primeiro disco em 78rpm. Em 1955 lançou o LP Canções à meia-luz com Elizete Cardoso, com arranjos de Tom Jobim e Radamés Gnattali. Seria o primeiro de uma extensa discografia, mais de 40 álbuns, além de 50 discos em 78 rpm gravados entre 1950 e 1963 e mais de 20 compactos simples e duplos lançados nas décadas de 1960 e 1970. Convidada por Vinicius de Moraes, gravou o LP Canção do Amor Demais, de parcerias dele com Tom Jobim, onde há o primeiro registro do violão de João Gilberto em duas faixas consideradas o marco inicial da bossa nova. Em 1968 apresentou-se ao lado de Jacob do Bandolim e Zimbo Trio no lendário espetáculo do Teatro João Caetano, dirigido por Hermínio Bello de Carvalho. Em 1983 apresentou-se ao lado de Radamés Gnattali e a Camerata Carioca no espetáculo Uma Rosa para Pixinguinha.
Estado da Coleção/Acessibilidade
O acervo encontra-se digitalizado e acessível à pesquisa na Reserva Técnica do IMS-RJ.
Website da Coleção/Instituição
Referências
TITAN Jr., Samuel (org). Um guia para o Instituto Moreira Salles. Rio de Janeiro: IMS, s/d.