Metadados
Institucionalidade
Acervo Pessoal/Familiar
Instituições/Pessoas
Vinicius Pereira Porto (neto), Marco Aurelio Porto (filho)
Região
Cidade/Estado
Endereço
Av. Diógenes Ribeiro de Lima 3364 Alto da Lapa
Descrição Geral
O Acervo Maestro Portinho (Antônio Porto Filho 27.9.1925 – 1.1.1997) contém cerca de 5 caixas de partituras manuscritas, com arranjos próprios para orquestra e grupo de gafieira, 5 cadernos pequenos manuscritos de choros inéditos, cadernos didáticos manuscritos de clarinete, violão e guitarra, recortes de jornais, itens pessoais como relógio, documentos, um troféu de premiação em festival de choro e instrumentos musicais, LPs de gravações próprias.
Histórico
Antônio Porto Gilho foi um maestro, compositor e clarinetista brasileiro, nascido em Rio Grande – RS, em 1925. Mudou-se ainda jovem para Porto Alegre, onde conheceu o violonista Antônio Rago que o convidou para se radicar na cidade de São Paulo, onde seguiu a carreira artística, tocando em diversas orquestras e regionais. Fez parte do regional de Claudionor Cruz na década de 1940, e do regional de Antonio Rago na década de 1950. Fez sua primeira gravação solo como instrumentista em 1952, quando lançou pela Continental um disco no qual interpretou em solo de clarinete os choros Meu doce chorinho, de sua autoria, e Chorinho da saudade, de Francisco Reis.
Portinho começou a formar seu acervo de partituras na década de 1950, de quando datam seus primeiros choros. Após seu falecimento, seu acervo ficou sob a guarda de seus filhos, e após o falecimento de um deles, seu neto, Vinícius Porto, é quem atualmente tem a guarda do acervo.
Estado da Coleção/Acessibilidade
O acervo está concentrado na residência do neto do compositor, em condições regulares de preservação, sem acesso público.
Indicação para o plano de salvaguarda
Acervo/coleção necessita de catalogação (total) | Acervo/coleção necessita de digitalização (total ou parcial) | Acervo/coleção necessita de higienização | Acervo/coleção necessita de informatização de catalogação (total ou parcial) | Acervo/coleção necessita de restauro | Acervo/coleção necessita de ser disponibilizado para acesso público
Observações Gerais para o Plano de Salvaguarda
Necessita de restauro de partes deterioradas por pragas.
Informações Complementares
O neto do compositor, Vinicius Porto, músico e produtor, está atualmente tentando gravar parte do acervo de choros inéditos do Maestro Portinho, projeto suspenso por conta da pandemia de COVID 19 e falta de verbas.
Website da Coleção/Instituição
Não possui
Contato - Telefone
(11)96030 0386 (Vinicius Porto)
Contato - Email
viniporto03@gmail.com
Referências
PORTINHO. Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira. Disponível em: Albim:https://dicionariompb.com.br/portinho. Acesso em: 7 abr. 2021
PORTO, Vinícius Pereira. Depoimento à equipe de pesquisa realizado em 7 de abril de 2021.