Metadados
Institucionalidade
Acervo Institucional
Instituições/Pessoas
Instituto Casa do Choro
Região
Cidade/Estado
Endereço
Rua da Carioca, 38 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20050-008
Descrição Geral
O Centro de Pesquisa Jacob do Bandolim é uma sala de pesquisa na Casa do Choro que reúne o conteúdo (partituras, instrumentos, livros, fotos e discos nos formatos 78 RPM, vinil e CD e objetos tridimensionais) das coleções que compõem o seu acervo. Trata-se de uma das maiores coleções brasileiras dedicada exclusivamente ao choro: particularmente a coleção de partituras (inteiramente digitalizadas e disponibilizadas de forma online) é hoje uma das maiores referências para instrumentistas e estudiosos do gênero no Brasil e no mundo.
Histórico
Cerca de 18.000 partituras estão disponibilizadas no site (www.casadochoro.com.br), além de estarem disponíveis para consulta presencial, divididas em dois períodos: as de compositores nascidos no século XIX (cerca de 9.000 partituras de compositores representantes da primeira e da segunda geração do choro, como Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Anacleto de Medeiros, Joaquim Callado, dentre outros); e as de compositores nascidos no século XX (cerca de 6.000 títulos de autores clássicos como Jacob do Bandolim, Pixinguinha, Radamés Gnattali, Luiz Americano, Garoto, além da produção contemporânea, representada por compositores da atualidade tais como Mauricio Carrilho, Cristóvão Bastos, Luciana Rabello, dentre vários outros). Mauricio Carrilho e Anna Paes foram parceiros da Casa do Choro na pesquisa e na montagem do acervo. Atualmente a seção de pesquisa é coordenada pelo flautista Tom Retz.
O acervo contém oito coleções, adquiridas por meio de doações à Casa do Choro. São elas: a Coleção Inventário do Repertório do Choro; Coleção Retiro da Velha Guarda; Coleção Milton Varela Vilas; Coleção Escola Portátil de Música; Coleção Almirante; Coleção Mauricio Carrilho; Coleção Instituto Jacob do Bandolim e a Coleção Herminio Bello de Carvalho. [O detalhamento das coleções está em Informações complementares]. Além das coleções, a Casa do Choro disponibiliza no seu site o conteúdo da Enciclopédia Ilustrada do Choro no Século XIX, uma base de dados produzida por Anna Paes em 2005, com o apoio do Programa de Bolsas Rio-Arte, contendo 9.000 títulos de obras de cerca de 1.300 compositores nascidos no século XIX e seus respectivos dados biográficos, além de fotografias e ilustrações musicais.
O Centro de Pesquisa Jacob do Bandolim tem uma enorme relevância para a cultura do choro pois cumpre o papel de salvaguardar o conteúdo do seu acervo, além de tornar a pesquisa sobre o gênero acessível de qualquer parte do mundo, através da internet, ou presencialmente.
Estado da Coleção/Acessibilidade
O acervo está em bom estado de conservação e está disponibilizado tanto no site quanto presencialmente.
Informações Complementares
A Coleção Inventário do Repertório do Choro se refere à pesquisa realizada em 1999 por Mauricio Carrilho e Anna Paes, com o apoio do Programa de Bolsas Rio-Arte, que revelou um vasto universo de cerca de 5.500 partituras (edições para piano, edições para orquestra, manuscritos de cadernos de chorões contendo apenas a melodia, etc) de 1.300 compositores de choro de todo o Brasil; a Coleção Retiro da Velha Guarda se refere a um conjunto de cerca de 300 partituras de compositores que frequentaram o Retiro da Velha Guarda, um reduto de chorões do início do século XX que se reunia em Jacarepaguá até a década de 1960. Alguns de seus integrantes foram Léo Vianna (irmão de Pixinguinha), Napoleão de Oliveira (um dos integrantes do rancho Ameno Resedá), os bandolinistas Luperce Miranda, Déo Rian, Jacob do Bandolim, dentre outros; a Coleção Milton Varela Vilas contém mais de 2000 discos de 78 rotações e LPs; a Coleção Escola Portátil de Música é composta por cerca de 1000 partituras editoradas de compositores de vários períodos da história do choro, produzidas pelos professores da Escola Portátil de Música e utilizadas como material didático; a Coleção Almirante é composta por partituras editadas – cópias e duplicatas – advindas da Coleção Almirante (Henrique Foreis Domingues) do Museu da Imagem e do Som, referente ao período da Era do Rádio; a Coleção Mauricio Carrilho contém parte da coleção pessoal de LPs do violonista, com cerca de 1.000 discos; a Coleção Instituto Jacob do Bandolim contém 1500 documentos digitalizados da Coleção Jacob do Bandolim do Museu da Imagem e do Som, além de objetos pessoais e instrumentos pertencentes a Jacob do Bandolim, entre eles um violão tenor dinâmico; a Coleção Herminio Bello de Carvalho contém 15 caricaturas de Pixinguinha feitas por grandes artistas plásticos do país como Nássara, Cavalcanti, Elifas Andreato, dentre outros, além de parte de sua biblioteca, com livros sobre cultura e música popular. Herminio é Presidente do conselho de honra da Casa do Choro.
Website da Coleção/Instituição
Contato - Telefone
(21) 2242-9947
Contato - Email
contato@casadochoro.com.br
Referências
Website da instituição: www.casadochoro.com.br