Metadados
Institucionalidade
Acervo Institucional
Instituições/Pessoas
Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro – MIS-RJ Presidente: Cesar Miranda Ribeiro Gerência de Acervo: Maria Helena Cardoso de Oliveira
Região
Cidade/Estado
Endereço
Rua Visconde de Maranguape, nº 15
Descrição Geral
O jornalista, escritor e compositor Sérgio Cabral é um dos principais pesquisadores da música popular brasileira. A Coleção Sérgio Cabral é constituída por documentos textuais e iconográficos; partituras; discos; livros e objetos tridimensionais, onde se encontram medalhas e faixas, fruto de homenagens recebidas ao longo de sua vida pública.
Foram localizadas 357 referências ao choro, ou variantes da palavra choro, na Coleção Sergio Cabral: 9 itens na biblioteca; 8 itens no setor iconográfico; 152 partituras; e 188 itens no setor sonoro.
Histórico
A coleção Sérgio Cabral foi doada ao MIS pelo próprio pesquisador em 2007.
Sérgio Cabral nasceu no Rio de Janeiro, em 27 de maio de 1937. Foi criado no subúrbio carioca de Cavalcanti, onde despertou o gosto pela música popular brasileira.
Em 1957, iniciou sua carreira profissional como jornalista do Diário da Noite. Foi repórter, redator e cronista em vários jornais do Rio de Janeiro, assim como em emissoras de televisão. Foi um dos fundadores do periódico O Pasquim, em 1969, em plena ditadura militar.
Nos anos 1970 iniciou a atividade de pesquisador e escritor, tendo publicado diversas obras, principalmente biografias, de personalidades da música popular brasileira. Dentre elas está Pixinguinha, vida e obra, publicada em 1978, dedicada a um dos maiores compositores da história do choro. Escolas de samba: o que, quem, onde e por quê, em 1974; Tom Jobim, em 1987; No tempo de Almirante, em 1991; No tempo de Ary Barroso, em 1993; Elizeth Cardoso, vida e obra, em 1994; As escolas de samba do Rio de Janeiro, em 1996; A música popular brasileira na era do rádio, também em 1996; Antônio Carlos Jobim – uma biografia, em 1997; Nara Leão – uma biografia, em 2001; e, em 2007, Grande Otelo – uma biografia.
Paralelamente à atividade jornalística, atuou na política carioca, tendo sido vereador, secretário municipal de Esporte e Lazer e conselheiro do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro.
É autor, em parceria com Rosa Maria Araújo, do musical Sassaricando – e o Rio inventou a marchinha, grande sucesso no Rio de Janeiro e em outras capitais do Brasil.
Estado da Coleção/Acessibilidade
A coleção está em bom estado de conservação, tendo sido digitalizada. Está acessível através da consulta presencial na sede do MIS.
Informações Complementares
O acervo do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro/MIS-RJ é constituído por 34 coleções com cerca de 330 mil itens que reúnem documentos nos mais variados suportes, como discos, fitas de áudio e vídeo, películas, fotografias, partituras, documentos textuais, documentos bibliográficos e objetos tridimensionais.
O acervo é formado a partir de coleções particulares de pessoas e instituições vinculadas à cultura e, em especial, à música — compositores, cantores, maestros, radialistas, críticos musicais e produtores de discos, dentre outros.
As primeiras coleções adquiridas no momento da fundação do MIS, em 1965, foram as dos fotógrafos Augusto Malta (1864-1957), Guilherme Santos (1871 – 1966) e do radialista, cantor e pesquisador musical Henrique Foreis Domingues (1908-1980), conhecido como Almirante. Estas foram as únicas coleções obtidas por compra. As demais coleções chegaram ao museu por meio de doação.
Das 34 coleções do MIS, a palavra choro ou variantes do choro foram encontradas em 20 coleções:
Coleção Almirante;
Coleção Braguinha;
Coleção Depoimentos para a Posteridade;
Coleção Discoteca Pública do Distrito Federal;
Coleção Elizeth Cardoso;
Coleção Hermínio Bello de Carvalho;
Coleção Herivelto Martins;
Coleção Irmãs Batista;
Coleção Jacob do Bandolim;
Coleção Jorge Murad;
Coleção Lúcio Rangel;
Coleção Luiz Carlos Saroldi;
Coleção MIS (doação avulsas);
Coleção Nara Leão;
Coleção Odete Amaral;
Coleção Paulo Tapajós;
Coleção Rádio Nacional;
Coleção Sérgio Cabral;
Coleção Waldir Azevedo;
Coleção Zezé Gonzaga
A identificação dos itens relacionados ao choro foi realizada com a colaboração dos pesquisadores Jorge Mello e Mariana Pontim.
Website da Coleção/Instituição
Contato - Email
presidencia@mis.rj.gov.br gerenciadeacervo@mis.rj.gov.br
Referências
http://www.mis.rj.gov.br/apresentacao/
OLIVEIRA, Maria Helena Cardoso. Informações fornecidas à equipe de pesquisa em 28 de junho de 2021.