Judô Pelotense

A história do judô Pelotense tem início em 1959 quando o Prof. Paulo Alberto Lemos Brod começou a ministrar aulas no Instituto Agronômico do Sul, onde atualmente funciona a Embrapa no município de Capão do Leão, zona rural, que na época fazia parte do município de Pelotas.

Sensei Paulo Alberto Lemos Brod, 1970.

Tendo como aluno seu primeiro aluno, seu irmão Celso Lemos Brod que posteriormente deu segmento ao trabalho. Em 1964, através do Clube Juvenil de Esportes que lá funcionava, fundou seu primeiro dojô e começou a ministrar aulas para funcionários e familiares do Instituto Agronômico do Sul.

Nesta primeira fase não contava com uma boa estrutura, tendo o mesmo confeccionado os próprios tatames para a prática. Em 1965, fundou o Judô Clube do Ginásio Hércules, que mais tarde passou a se chamar Academia Paulo Brod, com localização mais central e de fácil acesso na cidade.

Turma de judô na sala cedida no Hospital de Clínicas de Pelotas, antes de abertura do dojô.

O Professor Paulo Brod atuou na escola da rede pública estadual como professor de educação física e implementou uma fórmula que permitiu que centenas de alunos das escolas pudessem praticar o judô em sua academia, popularizando a modalidade de judô na cidade, com apoio da direção da Escola Estadual Nossa Senhora de Lourdes. “Quem treinar judô na academia está dispensado das aulas de educação física na escola” foi o norte que criou oportunidades do desenvolvimento do judô na região.

Primeira turma de alunos da Escola Nossa Senhora de Lourdes, 1967.

Foram também criadas turmas femininas na Escola Nossa Senhora de Lourdes em 1968, com participação de Celso lemos Brod, faixa verde na época.

Turma de judô feminino, 1968. Professor Paulo e Brod e Celso Brod.

O primeiro faixa preta oriundo dos alunos que iniciaram no Instituto Agronômico foi Luiz Amaral em 1968, que atuou como monitor e sócio na criação do dojô em Pelotas.

Paulo Brod e Luiz Amaral, 1968.

Seu carisma e liderança criaram um ambiente propício para o desenvolvimento de talentos esportivos como Elbio Guimarães,  Marco Antônio Brizolara de Freitas,  Adilson Furtado, Wanderlei Dull, Osmarino Vasconcelos  Arnoni, Claudinei Soares Ferreira (Nei), Adão Barbosa do Santos (Dico).

Os resultados em competições construíram o que hoje podemos chamar da “Década de ouro do judô Pelotense”, onde a equipe de Pelotas foi por 10 anos consecutivos campeã dos Jogos Intermunicipais do Rio Grande do Sul – JIRGS, entre 1971 e 1980.

Equipe Deca Campeã JIRGS, 1980.

A morte precoce do professor Paulo Brod aos 33 anos, em 1971, encerrou o ciclo inicial da implantação e consolidação da modalidade na região.  

Notícia do falecimento do prof. Paulo Brod, jornal local 1971.

A partir de então, seu irmão Celso Lemos Brod assumiu o comando da Academia. Celso, dez anos mais moço, foi aluno de Paulo desde criança e continuou o trabalho na academia. Além de dar sequência aos treinos da equipe dos alunos mais graduados, formados pelo irmão, iniciou e formou a segunda geração de atletas competidores de sucesso como José Fernando Pereira Maduel, Airton Carre Chagas, Luis César Acosta Vieira (César), Marco Antonio Viegas Campelo, Rogério Bilhalva e Marcelo Goni Braga, que chegou como faixa verde oriundo de Santana do Livramento .

Celso Brod em evento organizado sob chancela da Confederação brasileira de Judô, 1985.