Museu do Judô

Paulo Brod

Nasceu  em Pelotas em 23 de outubro de 1937, filho de Valdemar Brod e Luiza Lemos Brod.

Serviu exército em Pelotas em 1957 no 9º Regimento de Infantaria onde saiu cabo. Posteriormente foi selecionado para formação de paraquedista no Regimento Santos Dumont no Rio de Janeiro onde começou a treinar judô. Foi aluno do Professor Theofanes Mesquita, de onde retornou faixa verde. Continuou seu treinamento na academia Rui Barbosa em Porto Alegre – RS com o Professor Loanzi e também no dojô do Professor João Graff.

Paulo graduou-se faixa preta em 1967.

Formou-se em educação física na Escola do Exército e posteriormente formou-se pelo MEC através de curso por correspondência.

Apostila da disciplina de lutas do curso de formação de Educação Física pelo MEC, 1968/1969.

Além do judô, paralelamente Paulo exercia uma liderança atuante dentro do Instituto Agronômico do Sul onde realizava competições de atletismo, ciclismo, natação, voleibol e basquete.

Apresentação no Instituto Agronômico do Sul, 1968.

Paulo foi competidor de Fisiculturismo, Primeiro Mister Pelotas em 1962.

O professor Paulo teve intensa atuação social junto as escolas, quarteis, e instância de representação do esporte. Foi um dos fundadores da Escola Superior de Educação Física.

Ata da reunião do Conselho Municipal de Desportos de Pelotas em 1967, propondo a criação da Escola Superior de Educação Física, concretizada em 1971 com a criação do curso na UFPel.