Categorias
Museu do Judô

Léa Maria Chaves Linhares

Léa Maria é uma das pioneiras no desenvolvimento e inserção do Judô Feminino no Rio Grande do Sul. A 1º Faixa Roxa no Estado do Rio Grande do Sul, iniciou a sua carreira em 1965 na Escola Técnica de Comércio Irmão Pedro em Porto Alegre. 

Entrega solene da faixa roxa à Lea Linhares, 1967.

Dona de uma reputação que, por mérito, foi a primeira mulher a chegar no grau da faixa roxa e posteriormente a faixa preta, foi considerada uma das maiores atletas judocas na categoria feminino no Estado Gaúcho, marcando a sua contribuição no esporte entre 1965 a 1969. 

Léa Linhares com a faixa preta, 1969. Fonte: Centro de Memória do Esporte/UFRGS

A sua carreira envolvida com o Judô não se encerrou, participou a partir de 1969 da modalidade como técnica e árbitra em campeonatos estaduais nas categorias infantil, infanto – juvenil, juvenil e adultos, onde ela participou a convite do Colégio Concórdia de Porto Alegre em um campeonato infantil com 8 atletas a orientação dela. Obteve bons resultados, com 4 ouros, 2 vices e 1 terceiro lugar.

Léa Maria também ministrou aulas, assim ensinando novos valores a quem iria praticar o esporte e deixando a sua contribuição no desenvolvimento da modalidade, para que futuras gerações de judocas possam ter força, persistência e dedicação.