Ao longo dos anos, o acervo passou por diferentes alocações e projetos dentro da Universidade. Com a recente mudança de parte do Instituto de Ciências Humanas para o prédio conhecido como Campus II, foi possível um novo espaço para este acervo, permitindo a continuidade e efetivação de novas ações de ensino, pesquisa e extensão vinculadas ao Instituto de Ciências Humanas.

Atualmente, está em andamento o projeto unificado de ensino Organização, Documentação e Conservação Preventiva de Bens Culturais, com o intuito de incluir os alunos do curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis e do curso de Museologia em ações de documentação, higienização e organização. Estas atividades inserem-se no âmbito didático – pedagógico dos cursos, e demonstram a importância da multidisciplinaridade.