No contexto de projetos de ensino, pesquisa e extensão vinculados ao Instituto de Ciências Humanas/UFPEL, realiza-se a salvaguarda do acervo que pertencia ao museu da antiga Companhia Telephonica de Melhoramento e Resistencia (CTMR), que foi uma importante empresa para a cidade de Pelotas, de forma a preservar sua história  e os aspectos sociais, culturais e econômicos da época, além de auxiliar no entendimento da evolução tecnológica da telefonia, na região sul do Rio Grande do Sul.

A CTMR iniciou suas atividades em 1919, na cidade de Pelotas. Em 1999, após oito décadas de funcionamento, foi adquirida pela Brasil Telecom. Os objetos pertencentes ao Museu CTMR, com sede no prédio central da empresa, incluindo documentos, fotografias e equipamentos, foram enviados para Brasília. Devido ao empenho e mobilização de entidades e instituições pelotenses,  lideradas pelo Centro de Diretores Lojistas de Pelotas (CDL), o acervo retornou para a cidade, permanecendo sob a guarda da UFPEL, desde 2003.

Assim, este acervo simboliza a memória desta época, apresentando o processo de evolução do setor da telecomunicação e estabelecendo um diálogo entre o passado e o presente.