Pelotas teve seu apogeu econômico demarcado pelas atividades de produção e exportação do charque, e como consequência, entre o final do século 19 e início do 20, passou por um grande processo de modernização urbana, fortemente inspirado nos países europeus. Com o desenvolvimento industrial vinculado ao setor pastoril e charqueador, a cidade posicionava-se no centro econômico polarizador da zona da campanha, no sul do Rio Grande do Sul.

Neste contexto de expansão urbana e com o avanço da modernização e tecnologia, em 1919, foi implantada a Companhia Telephonica Melhoramento e Resistencia (CTMR), tendo os principais setores da economia pelotense (comercial, bancário e industrial), papel fundamental nesse processo. O investimento em linhas telefônicas visava o fortalecimento do comércio e a integração das indústrias no mercado regional e nacional.

A criação da CTMR teve como objetivo resistir às pressões do capital estrangeiro, e melhorar, concomitantemente, os serviços, em virtude da crescente necessidade de rapidez nas comunicações regionais e nacionais, para o andamento e efetivação dos inúmeros negócios que movimentavam a economia da cidade. Nos seus primeiros anos de funcionamento, a empresa era assessorada por companhias estrangeiras que forneciam o suporte e aparelhamento necessário, buscando implantar centrais e expandir a rede telefônica em um projeto que incluía não só Pelotas, mas também as cidades vizinhas.

Em 1999, após oitenta anos de funcionamento, a CTMR foi adquirida pela Telecon Italia e pelo Banco Opportunity (mais adiante, o grupo que comprou a CTMR passou a chamar-se Brasil Telecom e, posteriormente, Oi).

Referências

FERREIRA, Maria Letícia M.; LOPES, André Luís Borges. História, memória e tecnologia: Museu de Telecomunicações de Pelotas. Cadernos do LEPAARQ. Vol. I, n. 2, 2004, p. 27-40. Disponível em https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/view/811/818. Acesso em: 07 abr. 2021.

LOPES, André Luís Borges.A modernização do espaço urbano em Pelotas e a Companhia Telefônica Melhoramento e Resistência (1947-1957). 2007.130f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação em História das Sociedades Ibéricas e Americanas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.

SANTOS, C. A. A. Ecletismo na fronteira meridional do Brasil: 1870-1931. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia. 2007.

UEDA, Vanda. Inovação tecnológica e espaço urbano: A implantação da CTMR em Pelotas/ RS. 1998.162p. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis,1998.