Metadados
Está ativa? (considerar as rodas e lugares ativos até a pandemia)
Não
Região
Cidade/Estado
Endereço
SCLRN 709, Bl. D, 70750-514
Descrição Geral e/ou Histórico
A Rádio Nacional de Brasília estreou em 31 de maio de 1958. Dois anos depois, mesma data da inauguração da nova capital federal (21 de abril de 1960) entrou no ar em caráter experimental a TV Nacional, a primeira emissora estatal do Brasil.
No mês de julho do mesmo ano, um conjunto pioneiro foi contratado pela TV Nacional e pela Rádio Nacional. Tratava-se do multi-instrumentista João Tomé e seu regional. A missão do grupo era diversa e complexa: preencher a programação musical das emissoras de terça a domingo, em horários variados e programações diversas. Entre as atividades previstas, o regional deveria apresentar números musicais instrumentais e acompanhar instrumentistas, cantores profissionais e calouros, além dos cantores mirins.
O importante grupo era composto por: João Tomé (flauta, cavaquinho, bandolim, violão 7 cordas e sax) Gilson (acordeon), Zezinho (violão), Pinheiro (violão) e Walter Ibituruna (pandeiro). O multi-instrumentista João Tomé, líder do grupo, passaria à história como um personagem central da música em Brasília. Sua atuação se confunde com a história musical da cidade.
Parte do grupo, no entanto, já atuava anteriormente em Minas Gerais. João Tomé, Gilson e Walter já formavam um regional em Uberaba, inclusive com experiência profissional em rádio. A experiência com o choro, inclusive, é bem anterior à vinda para a capital. Alcione Tomé, filha de João Tomé, conta que “nos álbuns de composições de meu pai, há choros compostos ainda na década de 40”.
O trio de excelentes músicos, todos eles deficientes visuais, veio pra Brasília exatamente em função do contrato com a Rádio Nacional. Com eles, vem a sua bagagem com música brasileira, inclusive o choro que já cultivavam em MG.
Segundo o percussionista e baterista Walter Ibituruna, “entre os cantores e cantoras que acompanhamos, me lembro de Nelson Gonçalves, Altemar Dutra, Moacir Franco, Emilinha Borba e Doris Monteiro. Mas são só alguns, pois foi uma infinidade de cantores...”.
João Tomé e seu Regional faziam o acompanhamento também nos números instrumentais com convidados renomados do cenário nacional, como Hamilton Valim (piano), Waldir Azevedo (cavaco) e Chiquinho do Acordeon, dentre muitos outros.
O regional atuou na TV Nacional e Rádio Nacional de 1960 a 1974, ano do falecimento de João Tomé.
Referências
IBITURUNA, Walter. Depoimento à equipe de pesquisa realizado em 17 de agosto de de 2021.
TOMÉ, Alcione. Depoimento à equipe de pesquisa realizado em 17 de agosto de de 2021.
Website da EBC. Disponível em: https://radios.ebc.com.br/especiais/2019/05/conheca-historia-da-radio-nacional-de-brasilia-fundada-na-capital-em-1958, Acesso em: 17 de agosto de 2021.