Metadados
Está ativa? (considerar as rodas e lugares ativos até a pandemia)
Não
Região
Cidade/Estado
Endereço
712 sul (até 1963) 305 sul
Descrição Geral e/ou Histórico
Nascida em Campos (RJ) em 1920, Neusa França chegou em Brasília em 1960, junto com o marido Osvaldo França e os três filhos.
Ainda no Rio de Janeiro, a família já cultivava o hábito de promover saraus lítero-musicais em sua residência, e as festas eram frequentadas por artistas importantes, como Jacob do Bandolim, Lamartine Babo e Francisco Mignone, dentre muitos outros.
Em Brasília, a família manteve o hábito de promover reuniões artísticas em sua casa, o que se mostrou uma importante e pioneira ação de promoção de música na nova capital. Segundo o pesquisador Ivaldo Gadelha, o jornal Correio Braziliense exaltava o ambiente como um importante polo irradiador de cultura na sociedade brasiliense.
Autora do hino de Brasília, Neusa França destacou-se na cena musical de Brasília em muitas frentes, seja através de sua carreira pianística, através dos saraus ou através de suas atividades pedagógicas.
Em sua primeira ida à Brasília, Jacob do Bandolim foi homenageado em um sarau na casa de Neusa França. Nessa ocasião, Jacob ofereceu a composição Mariposa da Luz à amiga e anfitriã. O zeloso Osvaldo França realizou o registro sonoro desse evento memorável, que circula entre os amantes do Choro de Brasília.
Nos anos seguintes os saraus continuaram a acontecer, movimentando a cena do Choro na cidade. No livro A Velha Guarda do Choro no Planalto Central, Neusa França dá o seguinte depoimento:
“Aqueles chorões de Brasília vinham aqui em casa, tocavam... Uma vez minha filha contou 101 pessoas sentadas no chão mesmo. Às vezes dormiam pelo chão mesmo. E a gente gravava tudo aqui. Eram noites muito agradáveis. A Odette na flauta, brilhando. Eu no piano. E a Tia Amélia Brandão, que era uma grande chorona e naquela época devia ter quase 80 anos”.
Algumas dessas importantes gravações foram recuperadas e disponibilizadas pelo Instituto Piano Brasileiro (https://www.youtube.com/channel/UCRkIlG5gyxvlUS6Mgoq8d1Q)
Informações Complementares
*ver:
- Sábado à Tarde (Rodas)
- Instituto Piano Brasileiro (Acervos)
Referências
DIAS, Beth. SÁBADO À TARDE: Avena de Castro, a cítara e o Choro em Brasília. Brasília, DF: X2 Produções, 2016.
GADELHA, Ivaldo. Neusa França. In: In: Sebastião Rios; Ana Lion. (Org.). A Velha Guarda do Choro no Planalto Central. 1ed. Goiaina: FCS/UFG;FUNAPE, 2012, v. 1.