Metadados
Está ativa? (considerar as rodas e lugares ativos até a pandemia)
Sim
Região
Cidade/Estado
Endereço
R. da Guia, 211 - Recife, Pernambuco, CEP 50030-210
Descrição Geral e/ou Histórico
A Roda Segunda dos Lapas surgiu em 2017, idealizada por Bozó Sete Cordas (Ewerton Brandão Sarmento) com o intuito de reunir músicos e compositores para estimular o encontro e a troca. Pelo simples prazer de tocar juntos. A Roda também é criação de Naara Santos (produtora cultural, jornalista, cantora). Os dois são nomes importantes para o choro pernambucano e nacional.
Segue trecho da apresentação da roda que está em sua página no Facebook. Texto escrito por Naara Santos:
"O ritual da Roda de Choro acontece porque existe a música; são indissolúveis contexto e música. São fatores importantes as pessoas presentes e as relações de troca que os músicos estabelecem entre si.
É nesse entendimento que a Segunda dos Lapas surge no cenário musical do Choro em Pernambuco. Um espaço que agrega, que soma conhecimento e onde se compartilham histórias e saberes. A Segunda dos Lapas não difere de outras rodas de choro, traz consigo o caráter do encontro, do conhecimento, da troca. Como toda roda é neste espaço tão simbólico que os músicos se encontram na informalidade e se reconhecem naquilo que tocam, que executam”.
“Nesse lugar, a provocação é dividir histórias musicais, trazer novas composições, ou mesmo tocar músicas conhecidas. O encontro não é show, não é festa, a bola da vez são os músicos e seus instrumentos. A Segunda dos Lapas é estritamente instrumental. [...] Aos amigos visitantes que vão se chegar para escutar, pedimos o máximo possível de silêncio. Todos são sempre bem-vindos desde que respeitem as regras do espaço” (Texto de Naara Santos, na página do Facebook da Segunda dos Lapas, publicação do dia 06 de março de 2018).
Esta roda acontecia, antes da pandemia, toda primeira segunda de cada mês e reunia músicos atuantes na cidade de Recife. É aberta para todas e todos instrumentistas que queiram chegar, com vários instrumentos (apesar de haver predomínio das cordas dedilhadas) e níveis de desenvolvimento em seus estudos. Entretanto, os organizadores estimulam que sejam trazidas composições autorais. Apesar de ser aberta a todas as pessoas, a roda costumava receber uma nova safra de chorões. São os homens que formam a maioria, praticamente sempre, dos músicos frequentadores da roda.
Para os tempos de pandemia, a Roda produziu uma série de lives com a participação de nomes importantes da música em Pernambuco e no Brasil. Tanto no Instagram quanto no Facebook é possível acessar muitos registros em cards, fotografias e vídeos que ajudam a conhecer e entender o que é a Segunda dos Lapas.
Website e/ou contato do evento
https://www.instagram.com/segunda_dos_lapas/ https://www.facebook.com/groups/141688129829200
Referências
SANTOS, Naara. Descrição do grupo no Facebook. Recife, 06 mar. 2018. Facebook: Segunda dos Lapas. Disponível em: https://www.facebook.com/groups/141688129829200 Acesso em: 05 jun. 2021.