Metadados
Está ativa? (considerar as rodas e lugares ativos até a pandemia)
Não
Região
Cidade/Estado
Endereço
1ª fase – Lanchonete trailler Tartaruga (Instituto de Artes da UnB) 2ª fase – bares da 408 norte (baixo asa norte) 3ª fase – Arena futebol society (SCS) 4ª fase – Tartaruga Lanches 714/715 norte 5ª fase – Tartaruga Lanches 709 norte
Descrição Geral e/ou Histórico
A Roda de Choro do Tartaruga Lanches começou em 1992 e estendeu-se até 2018, com alguns pequenos intervalos de inatividade.
A Roda começou com uma reunião de amigos estudantes de música da Universidade de Brasília e estudantes da escola de choro Raphael Rabello. Esses encontros aconteciam às sextas feiras, no trailer Tartaruga Lanches - que era então, a lanchonete do Instituto de Artes da UNB. No local se encontravam estudantes e professores de Artes Plásticas, Cênicas, Dança e Música, formando assim um local de enorme efervescência cultural.
A Roda de Choro foi formada por diversos músicos da cidade, dentre eles: Leonardo Benon, Dudu Maia, Márcio Marinho, Henrique Neto, Ivaldo Gadelha, George Lacerda, Alex Souza, Laercio Pimentel, Pedrinho Vasconcelos, Rafael dos Anjos, Pablo Fagundes, Dudu 7 cordas, Gabriela Tunes, Lucas de Campos, Márcio Bezerra e Tiago Tunes.
Durante um ano a roda permaneceu no trailer da UnB, mas tomou uma proporção tão grande que a universidade pediu que a Roda não mais acontecesse naquele lugar.
Então a Roda se transferiu para bares da quadra 408 norte e tomou uma proporção ainda maior, tornando-se um importante evento cultural da cidade.
Após quase um ano de intensa atividade, a Roda novamente encontrou problemas, pois os bares da quadra não tinham estrutura para receber tanto público, bem como alvará de funcionamento para música.
Desta vez a Roda migrou para o Setor de Clubes Sul. Nesse novo local, o Arena Futebol Society, o evento passou a chamar-se PLANO B, e ali permaneceu por 2 anos, assim foi fundada a casa de eventos Arena. Ao completar 2 anos de existência o Plano B acabou e a roda desfez-se temporariamente (isso aconteceu no fim do ano de 2005).
Já em 2006 e com 6 meses de interrupção, a Roda de Choro voltou a ser realizada na nova instalação da Tartaruga Lanches, na 714/15 norte. Desta vez, a Roda contava com toda a estrutura de uma instalação comercial e com todas as autorizações e alvarás. Durante a copa do mundo de 2006, iniciou-se novamente a tradicional roda de Choro, desta vez com lugar fixo até 2013.
Com a mudança de lugar do restaurante para a 709 norte ela retornou de 2016 até 2018.
Informações Complementares
Por diversas vezes o Tartaruga Lanches foi indicado ao prêmio Veja Brasília (durante os anos de 2008, 2009, 2010, 2011 e 2012) devido à sua notoriedade e destaque no cenário musical brasiliense.
Referências
CÓRDOVA, Paulo. Depoimento à equipe de pesquisa realizado em 29 de maio de 2021.