Metadados
Está ativa? (considerar as rodas e lugares ativos até a pandemia)
Não
Região
Cidade/Estado
Endereço
Av. Dr. Paulo Medeiros, S/N - Centro
Descrição Geral e/ou Histórico
A Roda de Choro do Mercado Municipal de Joinville foi criada por um grupo de amigos em torno do músico Luiz da Silva, mais conhecido como o Mestre Bera (1927 - 1997), cavaquinista e bandolinista virtuoso e a principal referência do choro na cidade. Mestre Bera foi o fundador de um importante grupo na região, intitulado Bera e seu regional, que se apresentava frequentemente no Paraná e em Santa Catarina. No ano de sua morte foi gravado um CD em sua homenagem chamado Tributo ao Mestre Bera pelo Grupo Carinhoso, de Joinville.
A roda aconteceu de 1990 até 2019, sempre aos sábados. Com o passar dos anos muitos músicos da região frequentaram a roda, que geralmente contava com um grupo fixo que recebia cachê e tocavam uniformizados, contando com equipamentos de som, devido a dimensão do espaço. Entre os músicos que passaram pela roda do Mercado destacam-se Renato Gauchão Lemos (Violão de 7), Toninho de Paula (voz), Zique (violão), Gauchinho (cavaco), Nelson Alípio (cavaco), Bigode (pandeiro), Big Lau (percussão), Celso (pandeiro), Jorge (flauta), Claudio Moraes (cavaco - Grupo Chá com Cevada), Fabricia Piva (violino), Ronny Bueno (trompete), Luiz Nazário (violão), Gucha (cavaco), Roger (bandolim), Doriva e muitos outros. Durante um tempo o músico Gaúchinho manteve uma escolinha de Choro neste mesmo local e o principal coordenador da roda era o músico Nelson Alipio.
O repertório sempre priorizou grandes clássicos do choro, com músicas de Pixinguinha, Waldir Azevedo e Jacob do Bandolim, mas também músicas de compositores locais.
Referências
LEMOS, Renato. Depoimento à equipe de pesquisa realizado em 02 de julho de 2021.