Metadados
Está ativa? (considerar as rodas e lugares ativos até a pandemia)
Sim
Região
Endereço
Travessa Padre Eustáquio, 3172 - Condor, Belém – PA. CEP: 66045-225
Descrição Geral e/ou Histórico
A roda do grupo Gente de Choro, se originou na Casa do Choro em 1979, período em que Aldemir Ferreira da Silva reunia no quintal de sua casa os chorões, sambistas, compositores e jornalistas vinculados a outros gêneros musicais. Nesta antiga Casa - cuja inauguração contou com a presença do conjunto Época de Ouro, que estava na cidade por ocasião de um evento à parte, se apresentaram Everaldo Pinheiro, Manoel Cordeiro, Mestre Paulo do Pandeiro, Laureano, Sabará, Adamor do bandolim, dentre muitos outros, que se reuniam semanalmente no intuito de tocar e cantar choros e sambas.
No entanto, em 1983 faleceu Aldemir e, anos mais tarde, Gilson toma a iniciativa de promover encontros semelhantes aos outrora ocorridos na Casa do Choro, agora no quintal de sua própria casa. Assim, a roda passa para a Casa do Gilson, onde muitos musicistas importantes, como Paulo Moura, Silvio Nery, Tiago Amaral, Carla Cabral se apresentaram dando canjas, divulgando composições e interpretando alguns temas clássicos do choro para o público que frequentava a casa.
A roda iniciou no formato acústico e permaneceu desta forma durante toda a existência da Casa do Choro. Mas a partir de 1987, já na Casa do Gilson, a roda passou a ser amplificada. Embora a roda seja fixa, o grupo permite rotatividade entre os músicos, e não tem fins comerciais.
Atualmente a roda possui dois músicos da formação original e recebe com frequência músicos de todo o estado, sendo realizada todos os domingos a partir das 16 horas até às 20 horas.
A formação da roda consiste: Dois violões de 7; um violão de 6; flauta transversal; bandolim; violão tenor; pandeiro; cavaco centro e cavaco de 6 cordas.
A roda mantém um repertório extenso de compositores locais além do repertório clássico de choro, como Pixinguinha e Waldir Azevedo.
A roda tem na sua formação atual os músicos: Sílvio Nery, Gilson Rodrigues, Bochecha do CavacoAndré Ganso, Carlos Gutierres, Marcelo Ramos, Paulo Borges, Adamor Ribeiro e Erwin Von Hommel. A roda já contou com a visita de inúmeros músicos e musicistas de destaque nacional como: Sivuca, Paulinho da Viola, Ronaldo do Bandolim, Sivuquinha, Pedro Amorim, Luis Otávio Braga, Luciana Rabelo, Altamiro Carrilho, Tiago tunes, Lolito do bandolim, Macaúba do bandolim, Tarcísio Sardinha e Mateus farias.
A roda possui grande importância para difusão do choro na região e preservação da prática que é antiga e conta com músicos de extrema relevância do choro no estado do Pará.
Informações Complementares
NA
Website e/ou contato do evento
Instagram Casa do gilson: @casadogilson
Contato - Telefone
(91)8010-2073 (Silvio Nery)
Referências
NERY, Silvio. Depoimento à equipe de pesquisa realizada em 10 de junho de 2021.