Metadados
Está ativa? (considerar as rodas e lugares ativos até a pandemia)
Sim
Região
Cidade/Estado
Endereço
Restaurante Barulhinho Bom. Rua da Palma, 217 – Centro. São Luis/MA. CEP: 65010-440
Descrição Geral e/ou Histórico
O projeto Rico Choro Com Vida constitui uma roda de choro com ocorrência mensal, sempre aos sábados, das 18h às 21h, em atividade desde 2016. É produzido por Ricarte Almeida Santos, através da RicoMar Produções Artísticas. Trata-se de uma espécie de continuação do “Clube do Choro Recebe”, roda de choro que vigorou entre os anos 2007 e 2010, também produzida por Ricarte, que decidiu manter o mesmo formato. De início, por uma hora, um grupo apresenta repertório instrumental, na sequência recebe um convidado; depois e por fim, o palco é livre. Tal estrutura pode apresentar surpresas a depender das presenças, como foi o caso da primeira edição com as chamadas “canjas” no palco livre, realizadas por Alberto Trabulsi e Paulinho Pedra Azul. Os ingressos são ao custo de R$ 20,00.
Músicos como Cláudio Lima, acompanhado por Luiz Cláudio (percussão), Luiz Jr. (violões de seis e sete cordas, guitarra e viola), Robertinho Chinês (cavaquinho e bandolim) e Rui Mário (sanfona) participaram da primeira edição do projeto. Outros grupos como Quarteto de Aço, formado por João Neto (flauta e flautim), Luiz Cláudio (percussão), Luiz Jr. (violões de seis e sete cordas, viola e guitarra) e Wendell Cosme (bandolim e cavaquinho) também já se apresentaram nesta roda de choro.
O projeto RicoChoro ComVida passou a contar com a presença de um DJ, a cada edição um profissional distinto, elabora discotecagem calcada em pesquisa, samba rock dos anos 1960 e 70, remixes de bossa nova, samba e choro.
O RicoChoro ComVida procura também estimular o diálogo do choro com ritmos da cultura popular do Maranhão e outras vertentes musicais. Possui o patrocínio da Fundação Municipal de Cultura (Func) e do Gabinete do Deputado Bira do Pindaré e TVN São Luís, além do apoio cultural de Dunas Gráfica, Sonora Studio, Clube do Choro do Maranhão, Sociedade Artística e Cultural Beto Bittencourt, Calado e Corrêa Advogados Associados e Restaurante Barulhinho Bom.
Em 2020, o projeto foi beneficiado com recursos da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, através da Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão. Na modalidade de evento on-line, por causa da pandemia do covid-19, passou a ser transmitido pela TV Guará.
Informações Complementares
NA
Website e/ou contato do evento
Fan page: facebook.com/ricochorocomvida https://www.facebook.com/ricochorocomvida/
Contato - Telefone
(98) 981920111 (Ricarte Almeida Santos, produção)||988265617 (Marla Silveira, produção)||991668162 (Zema Ribeiro, assessoria de comunicação)
Referências
SANTOS, Ricarte Almeida. Depoimento à equipe de pesquisa realizado em 10 de abril de 2021.