Metadados
Está ativa? (considerar as rodas e lugares ativos até a pandemia)
Sim
Região
Cidade/Estado
Endereço
Prédio do Grande Hotel, esquina da Avenida Goiás com a Rua 3, Centro.
Descrição Geral e/ou Histórico
O Grande Hotel Vive o Choro, batizado pela população como Chorinho, é um tradicional evento de música de Goiânia.
Entre 2,5 e 3 mil pessoas se reúnem em cada uma das edições do Chorinho, que ocorrem às sextas-feiras. Apresentam-se principalmente grupos de choro e samba, e, eventualmente, são convidados grupos de MPB e de outros estilos musicais.
O Chorinho foi criado em 2003. Em alguns governos, o projeto ficou paralisado entre 2014 e 2016. Voltou em 2017 e foi até dezembro de 2019. Os shows começam às 19:30h e terminam às 22h, e normalmente contam com a participação de mais de uma atração musical.
O Grande Hotel foi o primeiro hotel construído na cidade, no ano de 1937. Hoje tombado, abriga um departamento da Secretaria de Cultura, o Centro de Memória e Referência Grande Hotel. O evento musical acontece em suas proximidades.
Participaram do evento importantes nomes do cenário da música goiana, como: Brazil In Trio, Alma Brasileira, Luciana Clímaco, Pádua e Cláudia Garcia, além de diversos nomes do cenário nacional, como: Alencar 7 Cordas, Zé da Velha e Silvério Pontes.
Em balanço sobre a gestão da cultura divulgado no ano de 2020, a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) estimou que o projeto Grande Hotel Vive o Choro, em suas 68 edições, contou com a contratação de 120 grupos musicais e com a participação de um público de mais de 200 mil pessoas.
Website e/ou contato do evento
https://www.instagram.com/chorinhogyn/?hl=es https://www.facebook.com/secultgoiania/?ref=page_internal
Contato - Telefone
(62)99236-3820 (Secult)
Referências
Jornal Diário da manhã. Disponível em: https://www.dm.com.br/cultura/2021/01/grand-hotel-chega-aos-84-sem-o-movimento-de-antes/. Acesso em: 15 de agosto de 2021.
BRANDÃO, Carlos. Depoimento à equipe de pesquisa concedido em 14 de abril de 2021.