Metadados
Está ativa? (considerar as rodas e lugares ativos até a pandemia)
Sim
Região
Descrição Geral e/ou Histórico
Segundo a cavaquinista Camila Cabral “As rodas do projeto Mercado do Choro nascem da poesia da cidade”. Com encontros mensais em praças e mercados, as rodas acontecem desde 2013, tendo como músicos fixos: Carla Cabral (cavaquinho); Tiago Amaral (clarinete); Diego Santos (violão 7 cordas) e Gabriel Ventura (percussão).
As rodas são abertas para a participação de outros musicistas. Os instrumentos são amplificados e a roda não tem perfil comercial. Por vezes a roda conta com subsídios de leis e editais de cultura.
O repertório do Mercado do Choro contempla especialmente composições autorais em homenagem aos diversos lugares por onde o projeto já realizou rodas. As composições são frutos do experimento de compor nas rodas que o projeto executa mensalmente.
Entre choros, baiões e maxixes, os integrantes do grupo flertam com improvisações e interações que propiciam uma sonoridade alusiva ao calor das ruas da cidade de origem do projeto, Belém. Os discos do projeto também contemplam a paisagem sonora da cidade, captada via som direto.
Informações Complementares
Experimentar a criação nesses espaços, gerou em 2016 o lançamento de um álbum (disponível nas plataformas digitais); em 2018 uma turnê pela Europa, a convite do Festival de Choro de Paris; e em 2019, participação na Virada Cultural de São Paulo e Festival Sonido. Em dezembro de 2020 o projeto lançou seu segundo álbum, “Passeio público”, através de emenda parlamentar.
No segundo semestre de 2021, O Mercado lançará o curta “Passeio público”, alusivo a uma suíte feita homenageando os bairros da Matinha, Campina e Terra-firme, centro e periferias de Belém.
Website e/ou contato do evento
Referências
Cabral, Carla. Depoimento à equipe de pesquisa realizado em 14 de junho de 2021.