Metadados
Está ativa? (considerar as rodas e lugares ativos até a pandemia)
Sim
Região
Cidade/Estado
Endereço
Endereço Av República Argentina, 2560 - Portão
Descrição Geral e/ou Histórico
Este espaço surgiu na década de 80 e, como o seu nome sugere, sempre esteve especialmente ligado à cena do samba e do choro em Curitiba. Ele abriga um regional, o Grupo Nilo Samba Choro, formado pelo dono do espaço, o Nilo Branco (violão de 7), com seu filho Márcio Rodrigues (cavaco solo), Didi Hess (cavaco centro), Adãozinho (violão tenor), Zezinho (pandeiro), e Rubens Ferreira (percussão). Segundo a pesquisadora e professora da UNESPAR, Ana Paula Peters, essa casa foi idealizada quando os músicos curitibanos Janguito do Rosário e o compositor Lápis se encontraram com Claudionor Cruz e o mestre Cartola. Não se tem a data precisa deste encontro, mas presume-se que tenha sido alguns anos antes do falecimento do sambista Cartola, em 1980. O Grupo Nilo Samba Choro, que se apresenta no espaço desde a sua inauguração, tem aproximadamente 40 anos e também contou com músicos como César Matoso (sax e flauta), Vinicius Chamorro (violão de 7), Leninha (vocal), Carlos (timba), entre outros. As rodas e apresentações geralmente ocorrem nas sextas e sábados, sendo que a casa costuma abrir de terça a domingo, sempre com música ao vivo e uma gastronomia típica brasileira.
A casa também abriga outros gêneros, como forró e pagode, além do samba e choro, tendo um ótimo espaço para dançar. Os músicos recebem cachês através da cobrança de couvert artístico e tem boa estrutura para as apresentações. Os responsáveis pelo espaço demonstram seu apreço à tradição da música popular brasileira com muitos quadros que mostram fotos de renomados sambistas e chorões, e outros com recortes de revistas e jornais que apresentam matérias de jornais sobre estes gêneros populares.
Website e/ou contato do evento
Email do Evento
https://www.instagram.com/nilosambachoro, nilosambaechoro@gmail.com
Contato - Telefone
(41)99661-1450||(41)3057-1012
Referências
PETERS, Ana Paula. De ouvido na Rádio: os programas de auditório e o choro em Curitiba. (Dissertação de mestrado em Sociologia). UFPR, 2005.