Metadados
A associação está ativa?
Sim
Pessoa ou grupo responsável
Andrew Moraes
Região
Cidade/Estado
Descrição Geral e/ou Histórico
A Orquestra Cuiabana de Choro foi criada no ano de 2014, após um projeto de extensão desenvolvido dentro da Universidade Federal de Mato Grosso.
Segundo Andrew Moraes, atual diretor do grupo, o início da Orquestra Cuiabana de Choro se deu “através de um projeto de extensão dentro da UFMT, com o Professor Eduardo Fiorussi. Esse projeto contemplava alunos dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Música e músicos da baixada cuiabana. As apresentações iniciais se deram na UFMT e em praças da cidade. O projeto foi criado com o intuito de promover a Prática da Linguagem em Música Brasileira, em especial o Choro, e também proporcionar ao público o acesso a música”.
O projeto tem fortalecido o cenário do choro em Mato Grosso, pois agrega a prática musical de participantes do grupo e convidados, proporcionando ao público uma “nova” vivência musical diferenciada. Atualmente, compõe a Orquestra Cuiabana de Choro os seguinte músicos: Andrew Moraes (direção musical, regência, arranjos, flauta, saxofone e clarinete), Levi de Barros (arranjos e trompete), Maycon Alencar (trombone), Claudiney Neves (violão 7 cordas), Alex Oliveira (cavaquinho), Odenil Fernandes (percussão), Bruno de Lima (percussão), Neto Morais (saxofone) e Leonnid Paniago (flauta).
No ano de 2016 foi gravado um disco com músicas inéditas de compositores do grupo: Eduardo Fiorussi (Idealizador do Projeto), Andrew Moraes (Diretor Musical), Levi de Barros e Augusto César.
Website da associação
Referências
MORAES, Andrew. Depoimento à equipe de pesquisa realizada em 25 de março de 2021.