Metadados
A associação está ativa?
Sim
Pessoa ou grupo responsável
Toscanini Heitor Batista, Pedro Navarrete, Lucas Parente
Região
Cidade/Estado
Endereço
Não possui endereço fixo atualmente.
Descrição Geral e/ou Histórico
O coletivo Choro Piloto se formou em março de 2018, buscando ser referência em acessibilidade geográfica musical, social e informação sobre o choro na cidade. Desde então, realizou rodas abertas por diversos locais de Brasília.
Segundo o músico e produtor Toscanini, um dos idealizadores do projeto, o “Choro Piloto acredita no contato, na música que brota dentro dos corações, e na ocupação do espaço democrático da rua como eixo de desconstrução e multiplicação de novas posturas de convivência entre os amantes da música e da cidade”.
O grupo se conheceu através de rodas de choro da cidade (como Choruminho e Choro do Baden) e dos vínculos gerados nas escolas tradicionais da cidade: a EMB (Escola de Música de Brasília) e a Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello. Outro vetor da união foi a vivência carnavalesca de alguns dos membros, proporcionada pelo coletivo Calango Careta.
Entre os principais locais de atuação do Choro Piloto, destacam-se, o Setor de Diversões Dul (Conic/Bar Thainá) e a Feira da Torre de TV.
Os encontros mensais chegaram a reunir mais de uma dúzia de músicos plugados simultaneamente, por onde circulavam uma média entre 20 a 30 músicos amadores, profissionais, estudantes e curiosos. O coletivo conta com uma formação base que se reveza de acordo com a disponibilidade dos membros.
Compõem o Coletivo Choro Piloto: Ana Bello (flauta transversal), Ana Cesário (flauta transversal) Pedro Navarrete (mestre de cerimônias/clarinete), Lucas Parente (cavaco/produção), Pedro Berto (bandolim), Leonardo Araújo (violão 6), João Victor Meneguim (Violão 6), Matheus Timponi (percussão), Rodrigo Zolet (acordeon), Son Andrade (baterista) Jorge do pandeiro (percussão), Toscanini Heitor (percussão/produção/comunicação) André Morales (técnico de som).
Sobre a formação do coletivo, Toscanini ressalta que “aconteceu, em boa parte, impulsionada pelo incômodo diante das restrições impostas pela lei do silêncio em Brasília e pela falta de rodas abertas que abraçassem todos os níveis de desenvolvimento musical”.
Informações Complementares
Atualmente não realiza atividades devido às restrições advindas da pandemia de COVID-19.
Website da associação
https://www.facebook.com/choropiloto https://www.instagram.com/choropiloto Entrevista concedida ao programa Espaço Arte da Rádio Nacional de Brasília, 2018: https://drive.google.com/drive/folders/1uNdo8YbX2MMgSRa-lc24gJ4OyjWOMG7m?usp=sharing
Referências
TOSCANINI, Heitor. Depoimento concedido à equipe de pesquisa em 13 de agosto de 2021.