Metadados
A associação está ativa?
Sim
Pessoa ou grupo responsável
Rogério Guarapiran
Região
Cidade/Estado
Endereço
Ensaios ocorrem na residência de Humberto dos Santos ("Seu" Humberto 7 cordas). Rua Polônia, 415, Jd. das Nações, Taubaté – SP. CEP 12030-206.
Descrição Geral e/ou Histórico
O Clube do Choro Waldir Azevedo foi fundado em 2005 a partir do encontro de gerações entre jovens músicos de formação acadêmica com experientes músicos práticos. O Clube surgiu como homenagem ao compositor e cavaquinista carioca Waldir Azevedo e para divulgar a música instrumental brasileira. Nos 16 anos de existência, o Clube atuou regularmente no Vale do Paraíba e no estado de São Paulo apresentando-se em rodas de choro, shows em praças, teatros e eventos, tocando repertório tradicional e contemporâneo de choros, sambas e serestas, como Waldir Azevedo, Jacob do Bandolim, Bonfiglio de Oliveira, Dilermando Reis e Pixinguinha, além dos compositores locais como Roberto Vinagre, Humberto dos Santos, Peixinho e João Silva.
Desde 2016 os membros se dedicam à pesquisa de resgate e descoberta de compositores regionais, pesquisa que resultou no lançamento do primeiro disco em 2019, Viva o Choro de Taubaté. Em 2020 o grupo realizou o show em homenagem a Nestor Campos, compositor natural de São Luis do Paraitinga. Em 2021, o Clube lançou seu segundo disco: Humberto solista aos 80, protagonizado por Humberto dos Santos, violonista de 7 cordas, o chorão mais velho em atividade de Taubaté. O Clube do Choro hoje é referência de pesquisa e linguagem do choro no Vale do Paraíba, tendo seus membros sido entrevistados e pesquisados por estudantes de jornalismo da Universidade de Taubaté. O Clube mantém ligações com músicos e grupos regionais do Vale do Paraíba.
Informações Complementares
Durante 2020, o clube manteve atividades remotas, como uma série de vídeos em homenagem aos 40 anos da morte de Waldir Azevedo e ao centenário do compositor Nestor Campos, além de shows presenciais no final de 2020 e a gravação do 2º disco entre outubro de 2020 a março de 2021. O clube ainda não retomou ensaios e rodas de choro presenciais.
Website da associação
Site - https://guarapiran.wixsite.com/ccwa https://www.facebook.com/clubedochorowaldirazevedo https://www.youtube.com/channel/UCEpieIh676Z7ospX8b-5_sA Instagram - @ccwazevedotte
Referências
GUARAPIRAN, Rogério. Depoimento à equipe de pesquisa realizada em 15 de março de 2021.