Metadados
A associação está ativa?
Sim
Pessoa ou grupo responsável
Presidente: André Rocha, Vice Presidente: Luiz Fonseca (Cebolinha)
Região
Cidade/Estado
Endereço
Não possuiu sede física em sua trajetória
Descrição Geral e/ou Histórico
Fundado em 22 de Novembro de 1989 por um grupo de chorões da cidade de Porto Alegre, entre os quais se destacam Paulo Barbosa, Lúcio Quadros (Lúcio “do Cavaquinho”), Túlio Piva, Rogério Piva, Luiz Bastos (“Cebolinha”), Ênio Casanova e Jessé Silva, o Clube do Choro de Porto Alegre é uma sociedade civil sem fins lucrativos,
Com mais de 30 anos de atuação, o Clube manteve, por muito tempo, um regional com encontros semanais em Porto Alegre, circulando por diferentes clubes da cidade, como por exemplo o Glória Tênis Clube, Clube do Comércio, Teresópolis, Floresta Aurora e o Ypiranga, tendo na figura de Plauto Cruz um grande colaborador nas apresentações e fonogramas.
Além disso, os Festivais de Choro de Porto Alegre, no início da década de 90, foram uma promoção conjunta da SMC/POA, OMB e Clube do Choro, durante suas três edições, um espaço para revelar talentos e composições no estado.
Em 2011 os músicos Mathias Pinto (violão de sete cordas) e Elias Barbosa (cavaquinho e bandolim), neto do acordeonista Paulo Barbosa, fundador do Clube, passaram a integrar o Regional do Clube do Choro por algumas temporadas.
Além de ter lançado 2 discos (1998 e 2004), em 2013 foi lançado pela Panda Filmes, o documentário “O Clube”, com depoimentos de onze personagens, cuja história de vida se confunde com a do Clube do Choro de Porto Alegre.
Atualmente o Clube não se apresenta mais semanalmente nas quintas-feiras, como costumava fazer, mas em ocasiões esporádicas. Seus membros são presença habitual na roda organizada pelo antigo chorão Jorge Machado no bairro de Belém Novo/Porto Alegre.
Informações Complementares
O Clube do Choro de Porto Alegre possui um estatuto formalizado.
Referências
FONSECA, Luis (Cebolinha). Depoimento à equipe de pesquisa realizada em 13 de maio de 2021.
FRYDBERG, Marina Bay. “Bem aventurados os que choram”: um estudo antropológico do Clube do Choro de Porto Alegre. Os Urbanitas – Revista de Antropologia Urbana, ano 4, v. 4, n. 6, dez. 2007.
FRYDBERG, Marina Bay. Eu canto samba ou tudo isto é fado: uma etnografia multissituada na recriação do choro, do samba e do fado por jovens músicos. Tese de Doutorado. UFRGS, 2011
O Clube. Direção de Ana Mendes e Natália Chaves Bandeira. Porto Alegre: Panda Filme, 2013. 1 DVD. 53 min.
Clube do Choro de Porto Alegre. 15 anos. Porto Alegre: Fumproarte/PMPOA, 2004. Disponível em: https://www.youtube.com/playlist?list=PLneGvEhZsXc_IedAgTpdqeo-21xSue4eu.
Clube do Choro de Porto Alegre. Clube do Choro de Porto Alegre. Dir. Art. Runi Corrêa. Porto Alegre, Fumproarte/ PMPOA, 1998. 1 CD. 14 faixas.