Metadados
A associação está ativa?
Sim
Pessoa ou grupo responsável
Osório Pérez
Região
Cidade/Estado
Endereço
Não possui endereço fixo atualmente.
Descrição Geral e/ou Histórico
O Clube do Choro de Londrina é um dos mais antigos do Brasil, fundado em 1976. Foi incentivado em especial pelo trabalho do músico Fredrico Belinato, o Cabeção, bandolinista, cavaquinista e tocador de violão de 6, que teria se mudado de São Paulo para Londrina, em 1952, levando o choro para a região. Em São Paulo, ele tocava com o renomado Garoto, o Aníbal Augusto Sardinha e pela experiência que tinha, criou um regional em Londrina que se apresentava entre 1964 e 1973, aos sábados, na TV Coroados. Deste regional inicial se destacaram, além de Frederico, os músicos Roberto Guerra Neto, o Robertão, no violão de 6, e Valmor Silva, o Gaúcho, cavaquinista. No dia 30 de abril de 1976, o grupo realiza, no edifício Júlio Fuganti, a primeira noite utilizando o nome Clube do Choro. O jornalista Edilson Legal e o Médico José da Silveira Baldy, arregimentaram músicos remanescentes do Musical da Saudade para a formação do clube, que agora contava também com Albertino, no violão de 7, Juliano de Mari, no acordeom, Doutor Gilberto e Ditinho como pandeiristas. No ano seguinte, o então jovem saxofonista de Cambé, cidade vizinha a Londrina, Vitor Gorni, se junta ao clube. Neste ano de 1977 a cidade recebe o 1o Encontro Nacional do Choro em Londrina, no qual participaram Altamiro Carrilho, Grupo Época de Ouro, Grupo Chapéu de Palha, Ademilde Fonseca e a dupla Zé da Velha e Silvério Pontes. Em 1986 o bandolinista Alberto Barroso Neto se junta ao grupo. Na mesma época o clarinetista Pedro Moretto participa do Clube e seu hábito de ler partituras ajuda na expansão do repertório do grupo. O grupo sempre contava com a participação do trompetista José Antônio Micelli dando canjas.
O Clube organiza atualmente três rodas de choro semanais em bares, teatros, casas de shows, apresentações em canais de TV, na rádio da UEL e participação nas mídias sociais. O Clube também realiza, desde de 2008, uma oficina que já contou com mais de 600 inscritos.
Informações Complementares
O Clube do Choro de Londrina se apresentou em vários estados brasileiros e até no Paraguai. Em 1995, gravou seu primeiro CD, chamado “Choros Inesquecíveis”.
Website da associação
Referências
Documentário Londrina Sorri para o Choro, feito pela Metafixa Produções em 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5C_mIVv-wgQ Acessado em 17 de agosto de 2021.
PEREZ, Osório. Depoimento à equipe de pesquisa realizado em 21 de maio de 2021.